Tendinite no joelho: sintomas, causas e tratamentos

Tendinite no joelho: sintomas, causas e tratamentos

Os tendões são estruturas fibrosas que têm a função de fazer a ligação entre ossos e músculos. São flexíveis e, por sua função, colaboram não apenas para a movimentação, mas também atuam no equilíbrio corporal. Esse tecido conjuntivo está presente na maioria das articulações do corpo e é uma estrutura que pode sofrer inflamações. A tendinite no joelho está entre as mais comuns. Geralmente, o tendão afetado localiza-se abaixo da rótula.

A tendinite pode ser fruto de uma lesão por esforço repetitivo (LER), em caso de atletas. Por isso, estão mais associadas às corridas e saltos, razão pela qual são também conhecidas como “joelho do saltador”. Apesar disso, essa forma de tendinite pode ocorrer em virtude de sobrecarga pontual e doenças autoimunes.

Igualmente provável é o seu aparecimento em idosos, pois as articulações sofrem um desgaste natural com a idade. Com relação à incidência, é uma condição mais comum nos homens. Abaixo, estão listados os sintomas da tendinite no joelho e detalhadas as causas desse problema.

Sintomas e causas

O sintoma mais frequente da tendinite no joelho é a dor sentida na região. Desconforto que pode ser contínuo ou aumentar em decorrência da movimentação. Muitas vezes, a sensação pode irradiar para a musculatura vizinha quando é muito intensa. A dor se localiza na parte frontal do joelho e pode vir acompanhada de inchaço.

Normalmente, o desconforto aumenta quando o indivíduo corre ou salta. Se evoluir, a tendinite pode levar à diminuição da força e atrofia muscular. Surge dificuldade de movimentação, acompanhada pela impressão de um joelho duro, sobretudo ao acordar. Em todos os casos, se não houver tratamento, a condição pode se tornar crônica. Em situações extremas, pode acontecer a ruptura do tendão patelar.

As causas mais comuns para esta tendinite são:

  • treinamento pesado sem alongamento adequado;
  • postura ou gesto esportivo inadequado;
  • movimentos repetitivos;
  • problemas anatômicos;
  • prática de atividades em superfícies muito resistentes;
  • doenças autoimunes;
  • idade avançada;
  • calçado inadequado para a atividade de corrida ou salto.

Tratamento

Em um primeiro momento, recomenda-se apenas repouso e aplicação de gelo no local, de 3 a 6 vezes ao dia, durante 15 a 30 minutos. Se o incômodo persistir por três dias ou mais, é preciso recorrer ao ortopedista para receber tratamento adequado.

Remédios analgésicos e anti-inflamatórios serão receitados pelo médico a fim de combater a inflamação e aplacar a dor local. Para que haja uma boa cicatrização, ações complementares à abordagem medicamentosa podem ser indicadas, como o reforço muscular em sessões de fisioterapia e as práticas de alongamento dos músculos do joelho. Essa prática é conhecida como tratamento proprioceptivo.

Se a gravidade da lesão/inflamação for muito grande, pode ser que não haja resposta aos procedimentos anteriores. É quando se mostra necessária uma intervenção cirúrgica. Na maioria dos casos, o ortopedista deverá identificar a degeneração do tendão primeiro.

Essas operações costumam ser raras, já que em cerca de 3 meses a maioria dos indivíduos consegue se recuperar. É mais comum ainda que, auxiliados por fisioterapia, haja reabilitação em poucas semanas.

Saiba mais

A tendinite no joelho pode prejudicar atletas e pessoas de mais idade, mas seu tratamento é relativamente simples e a recuperação tende a ser completa.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em Belo Horizonte.

Autor:

Dr. Marco Túlio
Viscossuplementação: o que é e quando é indicadaviscossuplementaçãotrombose venosa profundaTrombose venosa profunda: diagnóstico e tratamento

CONTATO DR. MARCO TÚLIO




Atendimento:

Ortolife
Avenida do Contorno Nº 4747 Sala 901
Bairro: Funcionários
Telefone: (31) 3223-5080

D.A.L
Av. Pres. Antônio Carlos, 1694
Bairro:  Cachoeirinha
Telefone: (31) 3421-4666

Médico:

Dr. Marco Túlio Lopes
Ortopedista – CPM 23655

Desenvolvimento:

Formulário de Contato







    WhatsApp chat