Dor crônica do joelho: o que é isso?

Dor crônica do joelho: o que é isso?

A dor crônica no joelho é um problema bastante comum, podendo afetar um grande número de pessoas. Em geral, ela acontece de forma recorrente e prolongada, persistindo por muito tempo sem que se tenha um alívio.

É comum também que a dor crônica no joelho seja acompanhada por outros problemas, como o inchaço e a alta sensibilidade que podem afetar a articulação. Além disso, essa dor crônica pode acometer apenas um dos joelhos ou os dois ao mesmo tempo.

Causas da dor crônica no joelho

A dor crônica no joelho, diferentemente da dor comum, pode possuir uma grande variedade de causas, podendo ser associada a diferentes tipos de doenças ou problemas na articulação.

Doenças como bursite, tendinite, osteoartrite, cisto de Baker, gota, artrite reumatoide, entre várias outras, podem ser as principais responsáveis pela dor crônica no joelho, uma vez que geram problemas recorrentes ou permanentes na articulação, gerando assim a dor ininterrupta.

Além disso, a dor pode ser propiciada por outros fatores de risco que contribuem para maiores chances de ocorrência do problema. Entre eles, o sobrepeso é uma das principais causas, pois propicia um peso excessivo sobre o joelho, ampliando sua sobrecarga e gerando problemas como a dor crônica.

O avanço da idade e até mesmo uma lesão ocorrida anteriormente também são fatores de risco para a dor crônica no joelho. Esses fatores podem originar ou facilitar a dor em conjunto com alguma doença ou outro problema que possa acometer o joelho, comprometendo essa articulação.

Tratamentos da dor crônica no joelho

Não há apenas um tipo de tratamento para cuidar da dor crônica no joelho, uma vez que esse problema pode ser causado por um grande número de doenças e fatores. Dessa maneira, o tratamento é feito de acordo com a causa da dor, buscando solucionar o problema e diminuir a sensação dolorosa na articulação.

No entanto, alguns cuidados são recomendados independentemente da origem do problema. Um deles é a aplicação de compressas de gelo no joelho, minimizando a sensação de dor.

A perda de peso também é bastante indicada, especialmente para pessoas com sobrepeso, pois assim a sobrecarga no joelho é diminuída e a dor pode ser minimizada, contribuindo para uma melhor qualidade de vida do paciente.

É importante ressaltar, no entanto, que, em alguns casos, mesmo com o tratamento a dor crônica no joelho pode ser permanente, como é o caso da dor causada pela osteoartrite, por exemplo. Nesses casos, os tratamentos buscam apenas minimizar o sofrimento, fazendo com que o paciente passe por menos crises e realize as atividades cotidianas sem que a dor crônica no joelho o impeça.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em Belo Horizonte!

Autor:

Dr. Marco Túlio

1 Comment

Torção no joelho: sintomas, causas e tratamentoO que é tendinite patelar?

CONTATO DR. MARCO TÚLIO




Atendimento:

Ortolife
Avenida do Contorno Nº 4747 Sala 901
Bairro: Funcionários
Telefone: (31) 3223-5080

D.A.L
Av. Pres. Antônio Carlos, 1694
Bairro:  Cachoeirinha
Telefone: (31) 3421-4666

Médico:

Dr. Marco Túlio Lopes
Ortopedista – CPM 23655

Desenvolvimento:

Formulário de Contato







    WhatsApp chat