Viscossuplementação: o que é e quando é indicada

Viscossuplementação: o que é e quando é indicada

A viscossuplementação é um tipo de procedimento que pode ser utilizado para tratar o problema de artrose nos joelhos. Esta é uma condição que atinge pessoas com idade mais avançada, normalmente acima de 40 anos, e gera queda na qualidade de vida, devido à dor resultante da doença, e perda de mobilidade, em alguns casos.

Acompanhe mais a respeito do que é a viscossuplementação e saiba em quais casos esse tipo de tratamento pode ser utilizado.

O que é a viscossuplementação?

A viscossuplementação surge como um tratamento alternativo à realização de cirurgia para aliviar a artrose nos joelhos.

Para entender melhor o que é a viscossuplementação e como ela funciona, primeiro precisamos entender como a artrose age.

A artrose surge quando a cartilagem das articulações se desgasta, gerando atrito entre os ossos e causando inflamação. Por isso, o principal sintoma da artrose no joelho é uma forte dor na articulação, podendo, inclusive, levar à deformação e à dificuldade de mobilidade.

Na maioria dos casos, a artrose tem com causa o envelhecimento, que leva a um processo de desgaste natural da cartilagem. Porém, alguns fatores podem contribuir para o seu desenvolvimento. Dentre eles podemos citar o sobrepeso e também a realização de atividades físicas que exijam muito do joelho.

O tratamento com viscossuplementação consiste na aplicação de ácido hialurônico na articulação dos joelhos. O ácido hialurônico, além de ter propriedades anti-inflamatórias, atua como estimulante, o que faz com que a própria cartilagem passe a produzi-lo. Além disso, lubrifica a articulação e, assim, diminui a dor e recupera a mobilidade perdida.

Benefícios

A viscossuplementação é uma boa alternativa à cirurgia e devolve qualidade de vida aos portadores de artrose nos joelhos. É um tratamento rápido, com aplicações que costumam durar poucos minutos e são indolores, devido à utilização de anestesia local.

A viscossuplementação é um tratamento que tem eficácia cientificamente comprovada. Com uma quantidade de 3 a 5 aplicações intervaladas, pode-se controlar os sintomas da artrose por até um ano.

Outra vantagem de realizar o tratamento da artrose nos joelhos com a viscossuplementação é que complicações e efeitos colaterais são muito raros.

Quando o tratamento com viscossuplementação é indicado?

Assim como a cirurgia para correção da artrose nos joelhos, a viscossuplementação é indicada como último recurso.

Normalmente, nos casos iniciais e com sintomas mais brandos, o médico sempre busca métodos de tratamentos menos invasivos e também mais econômicos, como a fisioterapia e a utilização de medicamentos analgésicos, por exemplo.

Entretanto, quando não há melhora do quadro clínico, ou seja, quando o paciente não responde a esses tratamentos, a viscossuplementação é indicada, por ser menos invasiva que uma cirurgia e por possuir alta taxa de melhora na maioria dos casos.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em Belo Horizonte.

Autor:

Dr. Marco Túlio
Osteocondrite: sintomas, causas e tratamentoOsteocondritetendinite no joelhoTendinite no joelho: sintomas, causas e tratamentos

CONTATO DR. MARCO TÚLIO




Atendimento:

Ortolife
Avenida do Contorno Nº 4747 Sala 901
Bairro: Funcionários
Telefone: (31) 3223-5080

D.A.L
Av. Pres. Antônio Carlos, 1694
Bairro:  Cachoeirinha
Telefone: (31) 3421-4666

Médico:

Dr. Marco Túlio Lopes
Ortopedista – CPM 23655

Desenvolvimento:

Formulário de Contato







    WhatsApp chat