Joelho fora do lugar? Entenda a situação

Joelho fora do lugar? Entenda a situação

Sentir o joelho fora do lugar enquanto caminha é uma realidade que pode atingir muitas pessoas. Em muitos casos, esse problema pode ser rotineiro, fazendo com que a região fique dolorida e instável. No entanto, existem formas de tratar a condição, por meio de procedimentos médicos.

Para isso, é importante contar com o acompanhamento de um ortopedista e seguir todas as orientações repassadas.

Para você entender o que pode estar acontecendo com o seu joelho, abaixo, vamos mostrar o que causa esse deslocamento patelar e como cuidar do problema.

Confira!

Como ocorre o joelho fora do lugar?

Conhecido também como instabilidade patelar, esse é um problema que ocasiona o deslocamento do osso chamado patela, localizado no joelho. Sua função é proteger e cobrir a articulação, fazendo com que o movimento das pernas seja correto.

Quando esse osso sai do lugar, significa que houve um desvio de posição, e ele se moveu para fora do eixo de movimento. Com isso, há perda de funcionalidade. Também pode ocorrer o deslocamento parcial, fazendo com que a patela saia do eixo, mas se mantenha dentro dos limites da articulação. Esse caso é conhecido como subluxação patelar.

As luxações costumam acontecer quando há forte impacto ou torção no joelho, mas o osso retorna facilmente para o lugar por meio de uma extensão da região. É importante salientar que esse é um processo bastante dolorido.

O problema em questão é mais comum em mulheres jovens, pois elas possuem uma anatomia diferenciada, se comparada aos homens.

Causas do joelho deslocado

Alguns fatores de risco podem contribuir para o desenvolvimento da luxação, tais como:

  • fraqueza do vasto medial oblíquo (VMO), sendo esse um músculo do quadríceps que tem como função manter o osso na posição correta;
  • tamanho maior do ângulo Q, conhecido como ângulo femoral. O tamanho anormal pode fazer com que os joelhos fiquem mais juntos, trazendo a patela para fora quando a perna é esticada;
  • pé plano ou pronação, que é uma anomalia da estrutura dos pés que faz com que a sola toque o piso por inteiro na pisada;
  • tuberosidade anterior da tíbia (TA) fora da posição;
  • tróclea rasa ou paredes planas fazem com que o osso do joelho sofra luxações;
  • patela mais alta que o normal.

Como é feito o diagnóstico?

O médico fará exames clínicos e específicos para diagnosticar o problema. Dentre eles, é possível que a radiografia e a tomografia sejam solicitadas. São exames que conseguem determinar com mais precisão as alterações sofridas, apresentando o formato do joelho.

A ressonância magnética também pode fazer parte dos exames, pois contribui para a identificação de lesões nos ligamentos e na cartilagem.

Quais são os tratamentos mais indicados?

O tratamento depende do estado da luxação e da condição do paciente. Contudo, geralmente a doença é tratada com fisioterapia para o fortalecimento dos músculos mediais.

Se a lesão for mais intensa e não tiver melhorado com as atividades fisioterápicas, então, é provável que o médico faça uma intervenção cirúrgica, para colocar a patela no lugar, mas sempre respeitando as necessidades do paciente e o posicionamento do trauma.

O joelho fora do lugar pode provocar dor intensa e fraqueza nos membros inferiores, mas é possível corrigir a situação por meio de procedimentos médicos e acompanhamento de um profissional qualificado.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em Belo Horizonte!

Autor:

Dr. Marco Túlio
Lesão do canto póstero-lateral: diagnóstico e tratamentolesão do canto póstero-lateraldor no joelhoDor no joelho após corrida: como tratar?

CONTATO DR. MARCO TÚLIO




Atendimento:

Ortolife
Avenida do Contorno Nº 4747 Sala 901
Bairro: Funcionários
Telefone: (31) 3223-5080

D.A.L
Av. Pres. Antônio Carlos, 1694
Bairro:  Cachoeirinha
Telefone: (31) 3421-4666

Médico:

Dr. Marco Túlio Lopes
Ortopedista – CPM 23655

Desenvolvimento:

Formulário de Contato







    WhatsApp chat