Trombose venosa profunda: diagnóstico e tratamento

Trombose venosa profunda: diagnóstico e tratamento

A trombose venosa profunda (TVP) é uma condição caracterizada pelo desenvolvimento de coágulo sanguíneo nas veias das pernas, bloqueando a circulação do sangue.

Trata-se de um problema bastante recorrente, que atinge principalmente indivíduos acima dos 50 anos, em pessoas que têm alguma limitação na mobilidade e em quem se submeteu a algum procedimento cirúrgico. Em alguns casos mais críticos, o coágulo também pode afetar o pulmão e o coração.

Embora possa ser originada por uma série de fatores, a principal causa da TVP é a permanência na mesma posição por horas, como ficar sentado ou em repouso no leito, devido a alguma doença ou pós-operatório.

Os demais fatores de risco são a obesidade, o uso de anticoncepcionais, gravidez e pós-parto, desidratação, insuficiência respiratória ou cardíaca, varizes, tabagismo e câncer.

Sintomas

Um dos grandes perigos da TVP é que, em muitos casos, ela pode ser assintomática. O que também pode ocorrer é a demora da manifestação dos sintomas, que podem ser confundidos com problemas comuns da idade. Por isso, a prevenção da doença se faz tão necessária.

Os casos em que os sintomas se manifestam incluem:

  • dores que vão se agravando com o passar dos dias;
  • inchaço;
  • rigidez dos músculos da região;
  • vermelhidão;
  • dilatação das veias da perna;
  • enrijecimento do tecido subcutâneo;
  • escurecimento da pele.

Diagnóstico

O diagnóstico da TVP é feito baseado nos fatores de risco do indivíduo, bem como avaliação dos sintomas confirmados através de exames.

É importante salientar que, quanto antes o auxílio médico for procurado, mais rápido e efetivo será o tratamento, evitando-se o risco de sequelas.

Tratamento

Para tratar a trombose venosa profunda, será indicado o uso de medicamentos anticoagulantes e fibrinolíticos, que auxiliam na dissolução dos coágulos. Dependendo do quadro do indivíduo, ele deverá ser internado e ou realizar cirurgia.

Meias de compressão podem ser recomendadas pelo médico. Geralmente, elas devem ser utilizadas ao longo do dia e à noite, para proteger as pernas de progressão dos trombos.

É fundamental que não se pratique a automedicação, tanto quando há a suspeita de trombose quanto após o diagnóstico, durante o tratamento. Quando a TVP não é tratada de forma adequada, pode evoluir para embolia pulmonar, uma das mais perigosas complicações da doença.

Prevenção

Para evitar o surgimento da doença, é necessário ter um estilo de vida saudável, com prática regular de atividades físicas e controle do colesterol e pressão.

Além desses cuidados, o indivíduo deve se atentar aos seguintes aspectos:

  • evitar o tabagismo;
  • substituir o anticoncepcional por outro método contraceptivo;
  • ingerir bastante líquido;
  • alongar e movimentar as pernas durante viagens de longa duração.

Idosos devem ter cuidados redobrados para evitar o desenvolvimento da trombose venosa profunda. Por isso, é recomendado que eles façam uso recorrente das meias de compressão, estejam em viagem ou não.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em Belo Horizonte.

Autor:

Dr. Marco Túlio
Tendinite no joelho: sintomas, causas e tratamentostendinite no joelhoLesão do menisco discoide: o que é e como tratar

CONTATO DR. MARCO TÚLIO




Atendimento:

Ortolife
Avenida do Contorno Nº 4747 Sala 901
Bairro: Funcionários
Telefone: (31) 3223-5080

D.A.L
Av. Pres. Antônio Carlos, 1694
Bairro:  Cachoeirinha
Telefone: (31) 3421-4666

Médico:

Dr. Marco Túlio Lopes
Ortopedista – CPM 23655

Desenvolvimento:

Formulário de Contato







    WhatsApp chat