Neuroestimulação elétrica transcutânea (TENS): conheça esse tratamento
O tratamento de neuroestimulação elétrica transcutânea (TENS) é uma técnica utilizada desde os anos 1970, mas que foi adotada na Fisioterapia a partir dos anos 1980, para tratar lesões de qualquer severidade. Uma das vantagens é que ela dispensa qualquer intervenção cirúrgica e pode favorecer o tempo de recuperação . Leia nosso artigo e saiba mais!
A terapia por TENS é a chamada popularmente de “Fisioterapia do Choquinho”, e tem a função de tratar quedas, pancadas, tendinites, dentre outras lesões, quando os tratamentos convencionais não estão surtindo efeito. O seu mecanismo fisiológico de analgesia depende da modulação da corrente aplicada à região afetada, ou seja, se forem aplicados impulsos elétricos de baixa frequência e alta intensidade, são liberadas endorfinas pelo cérebro ou medula, que são substâncias com efeitos semelhantes à morfina, levando assim ao alívio da dor. Se forem aplicados impulsos elétricos com frequência alta e baixa intensidade, a analgesia ocorre devido a um bloqueio dos sinais nervosos de dor que não são enviados ao cérebro.
História
O desenvolvimento da TENS, se deveu aos estudos e desenvolvimento da eletroterapia e, a partir de 1960, com advento da teoria da comporta da dor, combinado com geradores eletrostáticos e condensadores, acabaram por recolocar a eletroterapia como método de tratamento. Sendo que algumas fontes relatam o uso de peixes eletrogênicos há mais de 2500 anos. Aliado a isso, com o aumento de casos de dor na população mundial, fomentou-se pesquisas para o tratamento dessas dores.
Como é feita a terapia com TENS?
Por meio de Estimulação Nervosa Elétrica Transcutânea. O aparelho gera a corrente elétrica que é aplicada na área lesionada e que vai tratando a dor por meio de uma fonte de voltagem de pulsos, eletrodos, cabos e interconectantes, modulando o processo de neurocondução da dor e atuando sobre a liberação de opióides endógenos a nível medular e da hipófise.
Quando o TENS é indicado?
O tratamento é indicado em casos de dor e inflamações crônicas dos músculos e tendões.
Quando é contraindicado?
A terapia com TENS é contraindicada para os pacientes que:
- utilizem marcapassos;
- possuam algum problema de disritmias ou cardiopatia;
- tenham ataques de epilepsia;
- estejam grávidas de até três meses;
- apresentem alguma infecção local;
- ou sejam portadores de outras doenças que devem ser avaliadas pelo médico.
Quem faz muito uso desse tratamento são os atletas, visto que a prática de esportes é dinâmica e exige um esforço repetitivo frequente. Dessa maneira, os esportistas acabam se machucando mais facilmente e fazendo uso da “terapia do choquinho”.
O sucesso gira em torno de 85%, sendo a eficácia alcançada por meio do estímulo, da intensidade, da frequência e da colocação dos eletrodos na área onde está localizada a lesão no paciente.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em Belo Horizonte!
Recent Comments
Joelho valgo: sintomas, causas e tratamentos - Ortopedista em Belo Horizonte | Dr. Marco Túlio LopesSays
[…] em X não são corrigidas na infância, os adultos podem sofrer evolução do problema, que tem a dor como…
نمای ساختمانSays
Dor no joelho - Ortopedista em Belo Horizonte | Dr. Marco Túlio Lopes https://archfile.ir/downloads/tag/نمای-ساختمان/