Afinal, o que são ligamentos do joelho?

Afinal, o que são ligamentos do joelho?

O joelho é uma das articulações mais importantes e mais utilizadas do corpo humano. Ele é formado por duas extremidades também bastante importantes: a extremidade distal do fêmur e a extremidade proximal da tíbia. Além dessas duas extremidades que se unem e formam o joelho, a articulação também é composta pela patela, antigamente conhecida como rótula.

Para que o joelho possa ser considerado saudável, é fundamental que essa articulação seja bem estabilizada e, para isso, concorrem outras estruturas do corpo, são eles: os ossos, os ligamentos, os músculos e a cápsula que recobre a articulação.

Neste texto, vamos explicar mais sobre os ligamentos do joelho, que cumprem uma função de extrema importância, garantindo a estabilidade e, consequentemente, a saúde dos joelhos. Boa leitura!

Qual é a função dos ligamentos?

Como foi dito, os ligamentos são os grandes responsáveis por dar a estabilidade necessária aos joelhos, garantindo, assim, a execução de todos os seus movimentos. Os ligamentos nada mais são do que um tecido fibroso que une um osso ao outro. Assim como permitem a movimentação do joelho, os ligamentos são também os responsáveis por controlar a rotação excessiva.

Além disso, os ligamentos do joelho, estabilizados, evitam a movimentação de maneira anormal dos três elementos principais que o compõem: patela, fêmur e tíbia.

Quais são os ligamentos mais importantes?

Ao todo, são quatro os ligamentos mais importantes do joelho: o Ligamento Cruzado Posterior (LCP), Cruzado Anterior (LCA), Colateral Lateral (LCL) e Colateral Medial (LCM). Quando um desses ligamentos sofre qualquer tipo de lesão, o joelho acaba se tornando instável, com a possibilidade de falseio, ou seja, de apresentar instabilidade em determinados movimentos, além de dor acentuada e inchaço.

Como ocorre uma lesão no ligamento do joelho?

Em grande parte dos casos, a lesão em um ligamento do joelho ocorre devido a um trauma torcional. Basta analisar os jogadores de futebol, por exemplo. Uma mudança brusca de direção, com o pé fixo no solo, pode produzir uma torção no joelho. Quando isso acontece, ou seja, quando se tem uma lesão ligamentar, é preciso parar com o que força essa região e realizar o tratamento adequado.

As lesões podem acontecer em três diferentes graus:

  • o primeiro, que é a entorse do ligamento sem ruptura macroscópica de suas fibras (somente dor);
  • o segundo, que é entorse com instabilidade, mas com continuidade das fibras (ruptura parcial);
  • o terceiro, que é a ruptura completa do ligamento.

Além dos diferentes graus, para cada ligamento, pode existir um ponto diferente de ruptura (próximo ao osso ou em sua substância). E o tratamento para as lesões nos ligamentos do joelho é indicado de acordo com o grau de gravidade do problema.

Nos casos mais simples, classificados como de primeiro grau, por exemplo, o tratamento pode ser feito apenas com o uso  de joelheira para estabilizar o movimento. No entanto, nos casos mais avançados, o tratamento é cirúrgico, sendo necessário que, depois do procedimento, o paciente realize repouso e faça sessões de fisioterapia para recuperar os movimentos.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em Belo Horizonte!

 

Tags:

Autor:

Dr. Marco Túlio
Importância do alongamento para prevenir problemas no joelhoalongamentoJoelho estalandoJoelho estalando: o que pode ser isso?

CONTATO DR. MARCO TÚLIO




Atendimento:

Ortolife
Avenida do Contorno Nº 4747 Sala 901
Bairro: Funcionários
Telefone: (31) 3223-5080

D.A.L
Av. Pres. Antônio Carlos, 1694
Bairro:  Cachoeirinha
Telefone: (31) 3421-4666

Médico:

Dr. Marco Túlio Lopes
Ortopedista – CPM 23655

Desenvolvimento:

Formulário de Contato







    WhatsApp chat