Luxação do joelho: Como funciona o tratamento

Luxação do joelho: Como funciona o tratamento

Muitas situações do nosso dia a dia podem fazer com que as pessoas acabem com problemas no joelho. Torções, luxação, pancadas muito fortes na região e até mesmo o excesso de peso são alguns dos fatores que contribuem para o surgimento de lesões.

O joelho do ser humano é formado por meio da articulação do fêmur com a patela e do fêmur com a tíbia. Essa região possui 4 ligamentos principais: o cruzado anterior, o cruzado posterior, o colateral lateral e o colateral medial. Além disso, o joelho também é composto por 2 meniscos, por muita cartilagem e também pela membrana sinovial.

Em alguns casos, o desgaste do joelho, situação causada principalmente pelo envelhecimento natural do corpo ou pela prática esportiva de alta performance, também é uma situação que acaba trazendo riscos para essa região, causando muitas dores, desconforto e lesões.

Luxação no joelho

Essa situação é vista como uma das mais graves lesões que atingem as nossas articulações. Por muito tempo, esse tipo de problema de saúde era considerado raro e totalmente incomum, fazendo parte de apenas 0,2% de todas as lesões ortopédicas e de menos de 1% das luxações ocorridas em nosso país.

Porém, com o passar dos anos, a prática de exercícios físicos acabou aumentando consideravelmente, fazendo com que mais pessoas praticassem esportes de maneira regular. Essa situação, apesar de ser totalmente positiva para a saúde e o bem-estar da população, acabou aumentando o número de casos de luxação no joelho.

A união dos ossos do joelho é feita por meio de faixas de tecido popularmente chamadas de ligamentos. São eles que fazem com que o nosso joelho permaneça estável em uma determinada posição. Porém, quando algo rasga ou há danificação dessas faixas de tecido, a luxação no joelho acontece, causando muita dor e desconforto para o paciente.

Os sintomas apresentados por quem sofreu esse tipo de problema vão variar de acordo com a gravidade da lesão. É muito comum que os principais sintomas já apareçam logo após o trauma, causando limitação dos movimentos do joelho, dor intensa na região afetada e muito inchaço. Assim que esses sinais se apresentarem, o paciente deve procurar a ajuda de um médico.

Com a ajuda de um especialista, será possível realizar todos os exames necessários para verificar a gravidade do quadro e as melhores formas de tratar o problema. Os principais exames realizados são o raio x, a arteriografia e o exame de pulsos.

Na maioria dos casos, esse problema é tratado por meio de um procedimento cirúrgico, principalmente nas lesões de vários ligamentos. Além disso, o uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios faz parte do tratamento para esse quadro. Para que o paciente tenha uma recuperação completa, a realização de sessões de fisioterapia também é recomendada.

 

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em Belo Horizonte!

Autor:

Dr. Marco Túlio
Quando fazer e como funciona a subcondroplastia?Prótese de joelho: como é feita a cirurgia?

CONTATO DR. MARCO TÚLIO




Atendimento:

Ortolife
Avenida do Contorno Nº 4747 Sala 901
Bairro: Funcionários
Telefone: (31) 3223-5080

D.A.L
Av. Pres. Antônio Carlos, 1694
Bairro:  Cachoeirinha
Telefone: (31) 3421-4666

Médico:

Dr. Marco Túlio Lopes
Ortopedista – CPM 23655

Desenvolvimento:

Formulário de Contato







    WhatsApp chat