O que é luxação da patela?

O que é luxação da patela?

A luxação da patela é um dos problemas que podem acometer os joelhos, sendo conhecida ainda como luxação femoropatelar ou simplesmente luxação patelar. Esse tipo de problema atinge o osso da patela e a parte do fêmur localizada na região do joelho, fazendo com que a patela (ou rótula) seja deslocada.

Assim, com a patela deslocada, ocorre a perda da articulação, acompanhada de intensas dores, podendo ainda gerar uma série de dificuldades e incômodos.

Sintomas da luxação da patela

O principal sintoma da luxação da patela é bem visível e fácil de ser observado assim que ocorre a luxação, que é o deslocamento do osso, que sai de seu lugar habitual.

Outro sintoma imediato da luxação da patela é a dor intensa que acompanha o deslocamento, gerando um intenso desconforto na região da articulação.

Além disso, há também a limitação dos movimentos, que pode ser prolongada ainda pela presença de sangue no interior da articulação, o que é conhecido como hemartrose.

Causas da luxação da patela

As principais causas da luxação da patela são traumáticas, ou seja, pancadas, choques e impactos que atingem de maneira muito forte a região do joelho, causando assim o deslocamento do osso.

Outra causa traumática da luxação da patela são as torções do joelho, que podem ocasionar o deslocamento a exemplo dos impactos diretos no joelho.

No entanto, as causas do problema podem ainda ser anatômicas, em virtude de alterações que podem existir tanto na patela quanto no fêmur, que afetam assim o posicionamento da patela, levando à luxação.

Ainda como causas anatômicas, as alterações nos ligamentos do joelho também podem ser causas possíveis para o desenvolvimento desse quadro.

Tratamento da luxação da patela

Quando ocorre o deslocamento da patela, o primeiro passo para o tratamento é o reposicionamento desse osso, colocando-o de volta em seu lugar original.

Após o reposicionamento da patela, é necessário imobilizar a articulação, fazendo com que o paciente permaneça com a perna esticada, sem flexionar o joelho. O tempo de imobilização deve ser definido pelo médico especialista responsável, podendo variar de acordo com cada caso.

Após o período de imobilização, é necessário fazer exercícios de fortalecimento para a musculatura, além daqueles que visam melhorar a flexibilidade para o joelho. Esses exercícios são recomendados por um fisioterapeuta, auxiliando na completa recuperação do paciente.

Em alguns casos extremos, pode ainda ser necessária uma intervenção cirúrgica para que sejam corrigidos problemas comuns na luxação da patela por origem anatômica, evitando assim novas luxações.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em Belo Horizonte!

Autor:

Dr. Marco Túlio
Neuroestimulação elétrica transcutânea (TENS): conheça esse tratamentocisto de bakerVocê conhece o cisto de baker?

CONTATO DR. MARCO TÚLIO




Atendimento:

Ortolife
Avenida do Contorno Nº 4747 Sala 901
Bairro: Funcionários
Telefone: (31) 3223-5080

D.A.L
Av. Pres. Antônio Carlos, 1694
Bairro:  Cachoeirinha
Telefone: (31) 3421-4666

Médico:

Dr. Marco Túlio Lopes
Ortopedista – CPM 23655

Desenvolvimento:

Formulário de Contato







    WhatsApp chat