Dores na coluna ― O que pode ser isso?

Dores na coluna ― O que pode ser isso?

As dores na coluna afetam a maioria das pessoas e são ainda mais comuns à medida que envelhecemos. A boa notícia é que a maioria das dores nas costas não é sintoma de um problema grave e não exige que a pessoa afetada vá ao médico ou faça exames de imagem.

Na maioria das vezes, quem tem essas dores pode seguir com a vida normalmente, mas precisa evitar atividades físicas de alto impacto na região das costas. Entretanto, existem sinais de que algo mais grave pode estar ocorrendo, o que requer atenção imediata.

Neste artigo, você vai conhecer mais sobre os principais problemas que podem causar dores nas costas e o que pode exigir uma visita urgente ao seu médico ortopedista — mas é preciso lembrar: nem toda dor nas costas pode estar relacionada com a coluna. Boa leitura!

Tensão lombar

A tensão lombar é uma das causas mais comuns de dores nas costas e ocorre pelo uso ou pelo alongamento excessivo da parte de baixo das costas, situações que podem causar pequenos rasgos nos músculos ou nos tendões da região. Às vezes, a tensão lombar também pode ser causada por ferimentos motivados pelo levantamento de objetos pesados ou por uma queda.

Estenose espinal

Os ossos da coluna vertebral envolvem a medula espinhal, que nada mais é que um grupo de nervos que enviam sinais entre o cérebro e o corpo. Se o espaço ao redor da medula espinhal ficar mais estreito, ela pode exercer pressão sobre os nervos, e isso resulta em dor. A causa mais comum desse tipo de dor é a osteoartrite, que pode resultar em crescimentos ósseos conhecidos como osteófitos.

Gravidez

A dor lombar é um dos muitos desconfortos comuns da gravidez. À medida que o peso e o tamanho do bebê (e da barriga) aumentam, há uma tendência de se inclinar a pélvis para frente, aumentando a curva da lombar. Essa postura, chamada de lordose, exerce pressão sobre os músculos da parte inferior das costas e pode até causar impacto no nervo ciático.

Hérnia de disco

A hérnia de disco é a causa mais comum de dor lombar aguda e crônica. Essa hérnia pode ocorrer na parte superior ou no meio das costas, mas é mais comum na parte inferior. Quando uma hérnia de disco ocorre, parte do material gelatinoso do interior do disco vaza e irrita os nervos próximos.

Escoliose e hipercifose

A escoliose provoca uma curvatura lateral nas costas, enquanto a hipercifose causa uma curvatura para a frente da parte superior das costas (como uma corcunda). Essas curvas podem ser formadas à medida que o corpo se desenvolve durante o crescimento ou devido a doenças na região ou nos músculos das costas.

Dor do nervo ciático

O nervo ciático é o maior nervo do corpo humano. A raiz do nervo ciático está localizada onde a seção lombar encontra a seção sacral da coluna. A dor ciática é sintomática de uma doença lombar ou de uma lesão, mas não é uma doença ou lesão em si.

 

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em Belo Horizonte!

Tags:

Autor:

Dr. Marco Túlio
Lesão da cartilagem do joelho: como funciona o pós-operatóriofutebol amadorQuais as lesões mais comuns no futebol amador?

CONTATO DR. MARCO TÚLIO




Atendimento:

Ortolife
Avenida do Contorno Nº 4747 Sala 901
Bairro: Funcionários
Telefone: (31) 3223-5080

D.A.L
Av. Pres. Antônio Carlos, 1694
Bairro:  Cachoeirinha
Telefone: (31) 3421-4666

Médico:

Dr. Marco Túlio Lopes
Ortopedista – CPM 23655

Desenvolvimento:

Formulário de Contato







    WhatsApp chat