Artrose: sintomas, causas e tratamentos
Mais de 15 milhões de pessoas sofrem de artrose no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. No mundo, ela é a quarta doença que mais reduz a qualidade de vida da população, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Porém, apesar de ser uma doença comum, poucas pessoas conhecem os seus sintomas e causas.
A artrose, também conhecida como osteoartrite, é uma doença que atinge as articulações do corpo, promovendo, principalmente, o desgaste da cartilagem, estrutura que impede o atrito entre os ossos. Além da cartilagem, a artrose também pode atingir os ligamentos, a membrana sinovial e o líquido sinovial, todos componentes articulares importantes para a proteção dos ossos.
Com o desgaste desses componentes o paciente começa a perceber os principais sintomas da doença, inchaço e rigidez na articulação, dor e uma limitação da parte do corpo afetada. Além disso, se não tratada, a doença pode apresentar deformações nas regiões das articulações afetadas. Apesar de poder danificar qualquer junta do corpo, a artrose é mais comum nas mãos, coluna, joelhos e quadris.
A principal forma de evitar esse desgaste é controlando o peso, mantendo uma postura corporal correta, evitando levantamento excessivo de peso e exercícios repetitivos e manter uma musculatura ativa e flexivel.
Causas
Normalmente a artrose acomete pessoas com mais de 50 anos, como resultado do desgaste natural do corpo, mas também pode se desenvolver em crianças e adultos.
Além do desgaste natural, trabalhos que exigem sobrecarga de alguma articulação também podem levar ao desenvolvimento da artrose, assim como esportes que sobrecarreguem repetitivamente certas articulações, como o futebol e ginástica olímpica.
Outra causa comum da artrose é o excesso de peso, que provoca uma sobrecarga, principalmente, nas articulações das pernas ou da coluna. Além disso, doenças como diabetes, hipotireoidismo e gota podem aumentar o risco de desenvolvimento da doença.
Pacientes com histórico de artrose na família também devem ficar atentos às dores, uma vez que a doença também pode ter origem genética.
Tratamento da artrose
O diagnóstico da doença é feito com base na análise da região afetada. Em uma consulta o ortopedista avaliará a sensibilidade, inchaço e amplitude do movimento da articulação. Se necessário, também solicitará exames de imagem e laboratório.
Infelizmente, a artrose não pode ser totalmente revertida, mas o tratamento adequado com um ortopedista e profissionais especializados podem amenizar os sintomas e retardar o avanço do desgaste.
O principal tratamento da doença envolve fisioterapia e exercícios que devem ser realizados diariamente, para que o paciente estimule a região afetada, fortalecendo e melhorando o movimento. Nos casos de sobrepeso o paciente também deverá ser acompanhado por um nutricionista.
Em muitos casos também é necessário fazer uso de anti-inflamatórios e analgésicos para reduzir a dor e inflamação das articulações. Lembrando que todo medicamento deve ser prescrito por um médico especializado.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em Belo Horizonte!
Recent Comments
Joelho valgo: sintomas, causas e tratamentos - Ortopedista em Belo Horizonte | Dr. Marco Túlio LopesSays
[…] em X não são corrigidas na infância, os adultos podem sofrer evolução do problema, que tem a dor como…
نمای ساختمانSays
Dor no joelho - Ortopedista em Belo Horizonte | Dr. Marco Túlio Lopes https://archfile.ir/downloads/tag/نمای-ساختمان/