Torção no joelho: sintomas, causas e tratamento

Torção no joelho: sintomas, causas e tratamento

O joelho é uma das articulações mais importantes do corpo, pois permite que uma série de movimentos sejam realizados, como saltar, caminhar, correr, entre outros. Além disso, o joelho também é responsável pela sustentação do peso do corpo, exercendo assim um papel muito importante na estrutura corporal.

Porém, diversos problemas podem acometer a articulação, sendo um dos principais deles a torção no joelho. Dessa forma, é importante conhecer os sintomas, as causas e os tratamentos da torção no joelho, de maneira que se esteja pronto para lidar com esse tipo de problema.

Sintomas da torção no joelho

O principal sintoma da torção no joelho pode ser percebido no mesmo instante da lesão, que é um estalo bastante alto. Esse estalo indica que a torção no joelho rompeu ou comprometeu os ligamentos presentes em sua estrutura.

Outro sintoma comum a todos os casos de torção no joelho é a dor intensa que se manifesta na articulação após a lesão. Essa dor pode vir acompanhada de um inchaço, perceptível ao olhar.

Além disso, há ainda a limitação de movimentos, uma vez que os ligamentos responsáveis pela movimentação são afetados pela torção.

Causas da torção no joelho

A principal causa da torção no joelho são os traumas gerados durante algum tipo de atividade física, como os jogos de futebol, uma vez que algumas modalidades esportivas geram um esforço excessivo sobre o joelho.

A torção acontece quando o corpo faz um movimento giratório sobre o joelho enquanto o pé permanece preso ao solo. Dessa maneira, os ligamentos são forçados além de sua capacidade de se flexionarem, gerando as temidas lesões.

O apoio sobre o joelho após um salto também é outra causa comum da torção, pois o peso do corpo é apoiado sobre a articulação no momento da queda. No caso de o pé se prender ao solo durante esse apoio, a torção no joelho pode acontecer.

Tratamentos da torção no joelho

O tratamento mais comum da torção no joelho é por meio de procedimento cirúrgico para a reconstrução dos ligamentos lesionados e ocasionalmente do menisco.

Além da cirurgia, os exercícios fisioterápicos também são fundamentais para a recuperação no tratamento da torção. Assim, após a reconstrução da articulação, deve haver um fortalecimento do joelho e da musculatura da perna, para que os movimentos possam voltar a ser realizados.

De forma geral, a recuperação completa demora de seis a nove meses, podendo levar até um ano em casos mais graves, quando o paciente poderá voltar a realizar todos os movimentos sem limitações, inclusive a prática de esportes, que necessita de uma total recuperação do joelho lesionado pela torção.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em Belo Horizonte!

Autor:

Dr. Marco Túlio
Correr faz bem para a saúde do joelhoDor crônica do joelho: o que é isso?

CONTATO DR. MARCO TÚLIO




Atendimento:

Ortolife
Avenida do Contorno Nº 4747 Sala 901
Bairro: Funcionários
Telefone: (31) 3223-5080

D.A.L
Av. Pres. Antônio Carlos, 1694
Bairro:  Cachoeirinha
Telefone: (31) 3421-4666

Médico:

Dr. Marco Túlio Lopes
Ortopedista – CPM 23655

Desenvolvimento:

Formulário de Contato







    WhatsApp chat