Síndrome da banda iliotibial: sintomas, causas e tratamentos
A Síndrome da Banda Iliotibial, conhecida popularmente como joelho de corredor, é caracterizada por dor no joelho, nas coxas e nos quadris. Essa dor é sentida principalmente na parte lateral externa do joelho e na parte mais baixa das coxas. No entanto, é possível senti-la também no lado de fora do quadril.
Trata-se de um problema bastante comum em quem pratica atividades físicas frequentes, principalmente corridas, razão pela qual o problema recebe o nome de joelho de corredor. A inflamação ocorre devido ao atrito de uma banda fibrosa com o fêmur, na região próxima ao joelho, resultando em uma inflamação.
Conheça agora quais são os sintomas, causas e tratamentos indicados para a Síndrome da Banda Iliotibial:
Quais são os sintomas da síndrome da banda iliotibial?
Os sintomas do joelho de corredor costumam aparecer durante a realização de uma atividade física, ou após esse momento. Os mais comuns são:
- dor ao correr ou pedalar, sentida principalmente na lateral do joelho;
- dor aguda após o término da atividade física, sentida nos quadris e nas coxas, além do joelho;
- sensação de calor na parte externa do joelho;
- vermelhidão nos joelhos.
Quais são as causas desse problema?
A causa mais comum para a Síndrome da Banda Iliotibial é uma inflamação dessa região do corpo. Como a banda iliotibial age de forma a estabilizar o corpo durante a corrida, o uso excessivo ou a falta de cuidados — como a falta de aquecimento antes dos exercícios — com essa articulação fazem surgir o problema.
Outras causas ligadas à síndrome, e que também resultam na inflamação da banda iliotibial, são:
- supertreinamento;
- mudanças bruscas no treino feitas de forma rápida, sem que o corpo tenha se adaptado à prática de exercícios;
- sobrecarga da musculatura;
- volta prematura às atividades físicas após a cura de uma lesão;
- falta ou insuficiência de aquecimento antes da prática de exercícios físicos;
- falta de flexibilidade dos glúteos ou das coxas.
Quais são os tratamentos indicados?
Os tratamentos da síndrome são bastante simples, exigindo muitas vezes apenas um afastamento temporário da atividade física que causa a inflamação.
Primeiramente, é preciso tratar a região afetada e, para isso, são recomendadas pomadas e medicamentos anti-inflamatórios. A aplicação de compressas frias ajuda a reduzir a dor e deve ser feita ao menos uma vez por dia. Fazer massagem na lateral externa do joelho também é indicado como forma de tratamento.
O afastamento da atividade física não deve ser ignorado. Para que a lesão se cure completamente, pode ser necessário ficar até dois meses sem fazer exercícios que forcem os joelhos e os quadris. Durante esse período, estão liberadas a fisioterapia e os exercícios que fortaleçam os músculos dessa região. Dentre eles, o alongamento da iliotibial é um dos mais importantes e deve ser feito ao menos três vezes ao dia.
A eletroterapia também pode ser prescrita em casos que, mesmo após os alongamentos e o uso de medicação, não houve melhora ou fortalecimento dos ligamentos. Seu intuito é de diminuir a tensão nos joelhos ou quadris.
Em casos resistentes podem ser necessárias infiltrações locais e, em alguns casos menos comuns, ser necessário intervenção cirúrgica.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em Belo Horizonte!
Recent Comments
Joelho valgo: sintomas, causas e tratamentos - Ortopedista em Belo Horizonte | Dr. Marco Túlio LopesSays
[…] em X não são corrigidas na infância, os adultos podem sofrer evolução do problema, que tem a dor como…
نمای ساختمانSays
Dor no joelho - Ortopedista em Belo Horizonte | Dr. Marco Túlio Lopes https://archfile.ir/downloads/tag/نمای-ساختمان/