O que é tendinite patelar?

O que é tendinite patelar?

A tendinite patelar é uma inflamação que acomete a região do tendão patelar, localizado logo abaixo da patela do joelho. Essa inflamação causa uma sensação muito forte de dor e incômodos, limitando os movimentos.

Isso acontece especialmente pelo fato de que o tendão é uma estrutura mais fraca em relação aos demais componentes da estrutura do joelho. Com a repetição de movimentos e o esforço sobre o joelho, é comum que essa inflamação se manifeste.

Sintomas da tendinite patelar

O sinal mais comum da tendinite patelar é a dor, que se manifesta em toda a região da patela até o início da tíbia. Essa dor é constante, mas pode se intensificar nos momentos em que é realizado algum tipo de atividade física, gerando crises mais fortes.

De maneira geral, a dor não se manifesta de maneira mais intensa em movimentos cotidianos. Porém, com o avanço da tendinite patelar, é comum que os incômodos se estendam também a ações mais simples, como subir ou descer escadas ou mesmo em simples caminhadas.

Em algumas ocasiões, a dor pode ser acompanhada também de inchaço, embora esse não seja um sintoma tão comum da tendinite patelar.

Causas da tendinite patelar

A principal causa da tendinite patelar é o esforço excessivo e a repetição de movimentos que geram um maior impacto sobre o joelho, afetando assim diretamente a patela.

Esses movimentos que geram o problema são bastante comuns entre os praticantes de atividades físicas, especialmente os que exigem saltos, como vôlei e basquete, por exemplo.

No entanto, a tendinite patelar não é um problema exclusivo dessas modalidades esportivas, tendo outras causas possíveis para a doença, como as deformidades anatômicas. Assim, desalinhamentos das pernas, pés chatos ou joelhos valgos podem ocasionar o problema.

Tratamento da tendinite patelar

De maneira geral, o tratamento da tendinite patelar é feito de maneira conservadora, sem que sejam feitos procedimentos invasivos na estrutura do joelho.

Assim, a crioterapia é uma das principais formas de tratamento e se dá pela aplicação de gelo ao menos três vezes ao dia, gerando um grande alívio dos sintomas, sendo bastante útil para tratar o problema.

Os medicamentos também podem ser bastante úteis para o cuidado com a tendinite patelar. Porém, é importante que esses medicamentos sejam indicados pelo médico especialista, não devendo acontecer a automedicação.

Além disso, o repouso é essencial para a recuperação da condição, pois evita que o problema se agrave e possibilita a recuperação do tendão patelar. Dessa forma, os ritmos de atividades físicas e treinamentos devem ser diminuídos, para que a tendinite possa ter uma recuperação total, sendo retomados de forma normal apenas após uma reabilitação completa.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em Belo Horizonte!

Autor:

Dr. Marco Túlio
Dor crônica do joelho: o que é isso?Quando fazer e como funciona a subcondroplastia?

CONTATO DR. MARCO TÚLIO




Atendimento:

Ortolife
Avenida do Contorno Nº 4747 Sala 901
Bairro: Funcionários
Telefone: (31) 3223-5080

D.A.L
Av. Pres. Antônio Carlos, 1694
Bairro:  Cachoeirinha
Telefone: (31) 3421-4666

Médico:

Dr. Marco Túlio Lopes
Ortopedista – CPM 23655

Desenvolvimento:

Formulário de Contato







    WhatsApp chat