Você sabe o que são síndromes femoropatelares?

Você sabe o que são síndromes femoropatelares?

Os vários sintomas que estão relacionados ao comprometimento da cartilagem da patela são chamados de síndromes femoropatelares. A rótula, que chamaremos aqui de patela, é um osso móvel que fica alojado na parte frontal do joelho, onde se encontra o tendão do quadríceps femoral.

Principal causa de dores no joelho, essas síndromes são, basicamente, um conjunto de doenças que causam deslizamento errado da patela contra o osso fêmur, sendo muito comuns em esportistas.

Como se manifestam as síndromes femoropatelares?

Essas síndromes são dores no joelho que acontecem de maneira espontânea e sem um trauma aparente. Elas começam de maneira lenta e, com o tempo, progridem, podendo chegar a debilitar o paciente durante a realização de atividades físicas.

Podem ser caracterizadas como uma inflamação da patela, quando a mesma funciona de maneira anormal em conjunto com o fêmur. Daí o aparecimento da dor.

Quais os sintomas e as causas do problema?

Alguns dos sintomas mais comuns para quem tem esse tipo de doença são:

  • dores na parte frontal ou na cavidade do joelho;
  • ruídos no interior do joelho;
  • estalos frequentes;
  • aparecimento de dor ao ficar sentado por um período longo de tempo;
  • instabilidade do joelho;
  • dificuldade e dor ao descer escadas;
  • dor durante a prática de esportes.

É raro que pessoas sedentárias tenham esse tipo de doença, pois geralmente ela acomete atletas, principalmente aqueles que praticam corrida. Aliás, essa síndrome se tornou muito comum dentre corredores.

Existem vários fatores que causam as síndromes, dentre eles, está a má-formação da rótula, pés planos, joelhos arqueados, rotações alteradas dos quadris e excessiva dos pés.

Fatores intrínsecos e extrínsecos também causam a doença, como microtraumas. Além disso, a prática de esportes como ciclismo e corrida ajuda a causar esse tipo de lesão no joelho e, muitas vezes, leva a problemas mais sérios.

A fraqueza e o desequilíbrio musculares também estão dentre as causas dessas síndromes, assim como o encurtamento do músculo. Apesar de a lesão acometer o joelho, ela pode ser causada por outras partes do corpo.

Existe tratamento para quem é acometido pela síndrome?

Aqueles que precisam de tratamento irão se focar, durante as sessões com o especialista, na reabilitação muscular do quadríceps, da panturrilha e das isquiotibiais. É preciso tomar cuidado e procurar outro especialista caso esteja sentindo dor.

Grande parte da recuperação se dá por meio da fisioterapia, em que o paciente irá realizar alongamentos e utilizar cadeiras musculares extensoras e flexoras para trabalhar o músculo. A reeducação postural global, conhecida como RPG, também é aplicada nesses casos.

Os atletas precisam parar de praticar esporte até se recuperarem, para que não haja nenhuma complicação durante o tratamento das síndromes femoropatelares. Atividades como natação geralmente são liberadas.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em Belo Horizonte!

Autor:

Dr. Marco Túlio
Entorse no joelho: Saiba como proceder logo após o problemahttp://joelhobh.com.br/hernia de discoVocê conhece os tipos de hérnia de disco?

CONTATO DR. MARCO TÚLIO




Atendimento:

Ortolife
Avenida do Contorno Nº 4747 Sala 901
Bairro: Funcionários
Telefone: (31) 3223-5080

D.A.L
Av. Pres. Antônio Carlos, 1694
Bairro:  Cachoeirinha
Telefone: (31) 3421-4666

Médico:

Dr. Marco Túlio Lopes
Ortopedista – CPM 23655

Desenvolvimento:

Formulário de Contato







    WhatsApp chat