Dores no punho – o que pode ser isso?

Dores no punho – o que pode ser isso?

Muitas pessoas costumam sentir dores no punho, mas nem sempre sabem o motivo disso acontecer. Claro que é importante procurar ajuda médica para determinar a causa do sofrimento, mas existem muitas doenças que podem estar relacionadas com esse sintoma.

Essa dor acontece no ligamento que está localizado entre a mão e braço. E pode afetar tanto um lado quanto os dois.

Mas mesmo que a sensibilidade seja maior, algumas patologias associadas com o problema possuem tratamentos que aliviam a aflição, trazendo uma vida mais tranquila e serena.

Para ajudar você a entender mais sobre isso, abaixo vamos relacionar algumas prováveis doenças que podem estar ocorrendo.

Confira!

Que tipos de doenças podem afetar o punho?

A região acaba sendo bastante afetada por diversas patologias. Isso porque precisamos utiliza-la com frequência para escrever, digitar, se alimentar e fazer outras atividades do cotidiano, causando desgastes e inflamações.

No entanto, quando a doença é diagnosticada precocemente, o quadro pode ser contornado, proporcionando alívio dos sintomas. Dentre as doenças mais comuns estão:

Síndrome do Túnel do Carpo

Essa é uma das doenças mais comuns que afetam o local. Ela pode causar dor, queimação e, formigamento. Além disso, o músculo do polegar pode se tornar fraco, fazendo com que você tenha dificuldades para segurar objetos.

O desconforto também pode se estender para os cotovelos, aumentando a dor e fadiga dos braços.

A síndrome acontece quando o nervo mediano fica comprimido devido a algum tipo de inchaço na região. Isso pode ocorrer por causa de alguns fatores importantes, como: movimentos repetitivos; gestação ou menopausa; excesso de peso; diabetes e artrite reumatoide.

Artrite

Outra causa comum de dor no punho é a artrite. Ela provoca inchaço e rigidez, podendo ser de diversos tipos, como:

  • osteoartrite, que ocorre com a idade avançada e o uso da região em excesso;
  • artrite reumatoide, que geralmente afeta os dois lados;
  • artrite psoriática, provoca pela psoríase.

Qualquer um desses tipos possui um tratamento específico, sendo necessário o uso de medicamentos e fisioterapia. O problema ainda pode afetar os dedos, deixando-os deformados.

Doença de Kienbock

Apesar de não ser tão comum quantos as outras, a doença de Kienbock ainda atinge muitas pessoas. Isso porque a má vascularização do osso semilunar pode afetar o pulso, causando dor.

O tratamento pode ser através da imobilização por algum período determinado pelo médico e de acordo com as condições do paciente. Contudo, em alguns casos mais severos, é necessário intervenção cirúrgica para fundir o osso com outro que esteja mais próximo.

Tendinite

A tendinite acontece quando há movimentos muito repetitivos, como é o caso de quem trabalha horas em frente a um computador. Esse tipo de esforço provoca lesão nos tendões do pulso, ocasionando inflamações.

Para tratar o médico pode receitar anti-inflamatórios e fisioterapia. Mas também será necessário parar com as ações repetitivas para que o quadro não se agrave.

O punho é uma região que pode ser afetada com mais facilidade, entretanto, assim que você sentir qualquer desconforto, procure por um especialista para avaliar a situação e fazer o tratamento mais adequado.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em Belo Horizonte!

Tags:

Autor:

Dr. Marco Túlio
Você conhece os tipos de hérnia de disco?hernia de discodoença de blountVocê já ouviu falar da doença de blount?

CONTATO DR. MARCO TÚLIO




Atendimento:

Ortolife
Avenida do Contorno Nº 4747 Sala 901
Bairro: Funcionários
Telefone: (31) 3223-5080

D.A.L
Av. Pres. Antônio Carlos, 1694
Bairro:  Cachoeirinha
Telefone: (31) 3421-4666

Médico:

Dr. Marco Túlio Lopes
Ortopedista – CPM 23655

Desenvolvimento:

Formulário de Contato







    WhatsApp chat