Osteocondrite: sintomas, causas e tratamento

Osteocondrite: sintomas, causas e tratamento

Osteocondrite é uma inflamação que afeta ossos e cartilagens, gerando dor e limitação dos movimentos. A patologia surge quando ossos e cartilagens perdem suprimento de sangue, o que gera uma lesão interna. Ela afeta geralmente cotovelo e joelho.

A condição ainda está sendo estudada e não existem respostas definitivas sobre a causa. Ela é considerada rara, sendo diagnosticada em cerca de 20 pacientes ortopédicos em um universo de 100 mil.

A patologia também é conhecida pelo nome de osteocondrose e tem uma variação, a osteocondrite dissecante, que afeta, principalmente, crianças e adolescentes.

Como a doença pode afetar diferentes ossos do corpo, para cada local ela recebe uma nomenclatura própria.

Causas

Ainda não se sabe quais causas contribuem para o surgimento da patologia. O assunto ainda é tema entre os pesquisadores da área de ortopedia. Contudo, existem indícios importantes que levam os profissionais a respostas temporárias.

Na literatura médica há a sugestão de que a osteocondrite pode aparecer após alterações na circulação de sangue do osso logo abaixo da cartilagem. Com isso, esses tecidos perdem o fornecimento necessário de sangue para realizar suas renovações.

Outra sugestão é o fator físico. Muitos casos desta condição ocorreram em atletas de alto nível. A questão sugere que lesões leves, especialmente se recorrentes, podem ajudar no desenvolvimento do problema.

Sintomas

Quase todos os sintomas envolvem algum tipo de dor. As dores são sentidas nas articulações afetadas e dificultam os movimentos mais comuns com o corpo. Além da dor, são outros sintomas:

  • Edema: na linguagem cotidiana, significa inchaço. A pessoa acometida pela osteocondrite pode apresentar inchaço e vermelhidão nas articulações, por causa da acumulação de líquidos.
  • Limitação nos movimentos: parte dos indivíduos afetados relata que, além das dores, não conseguia realizar movimentos naturais. Em casos em que a parte afetada foi o cotovelo, por exemplo, as pessoas não conseguiam esticar totalmente os braços.
  • Ossos saltados: protuberância dos ossos. A resposta para isso seria a separação entre osso e cartilagem.

Tratamento

O tratamento para o problema depende de vários fatores. Entre eles idade e peso, o grau da lesão, o nível dos sintomas e outros.

No caso de pessoas mais jovens, o tratamento pode ser feito diminuindo-se as atividades físicas intensas e com o uso de analgésicos e anti-inflamatórios.

O tratamento conservador, mais simples, também é feito com o auxílio de muletas, imobilizadores e fisioterapia.

Para casos mais complexos existem cirurgias, sendo que o procedimento cirúrgico mais comum é a artroscopia. Os especialistas realizam incisões na parte afetada para remover a cartilagem que está solta.

É importante ressaltar que o tratamento de cada pessoa afetada pela osteocondrite é sugerido exclusivamente por um médico.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em Belo Horizonte.

Autor:

Dr. Marco Túlio
Infiltrações no joelho: o que são e como tratarInfiltrações no joelhoviscossuplementaçãoViscossuplementação: o que é e quando é indicada

CONTATO DR. MARCO TÚLIO




Atendimento:

Ortolife
Avenida do Contorno Nº 4747 Sala 901
Bairro: Funcionários
Telefone: (31) 3223-5080

D.A.L
Av. Pres. Antônio Carlos, 1694
Bairro:  Cachoeirinha
Telefone: (31) 3421-4666

Médico:

Dr. Marco Túlio Lopes
Ortopedista – CPM 23655

Desenvolvimento:

Formulário de Contato







    WhatsApp chat