Como prevenir as lesões no futebol

Como prevenir as lesões no futebol

Prevenindo as lesões no futebol

O futebol é o esporte mais praticado no mundo por homens e mulheres, com cerca de 300 milhões de atletas registrados no mundo.

Apesar do esporte promover a saúde e o bem-estar, os riscos associados à pratica do futebol já foram bem documentados. Vários esforços têm sido feitos para entender o mecanismo de trauma dessas lesões e tentar diminuir a sua incidência.

A incidência das lesões no futebol depende de vários fatores, incluindo a idade, nível de competição, posição, ambiente, localização da lesão e o sexo do atleta. As lesões mais comumente encontradas são os estiramentos, as entorses e as contusões leves e moderadas.

Programa FIFA 11+

Para tentar diminuir a ocorrência das lesões causadas pela prática do futebol, a FIFA desenvolveu juntamente com um grupo de pesquisadores internacionais um programa de exercícios de aquecimento e fortalecimento muscular chamado de FIFA 11+

O programa FIFA 11+ consiste de 15 exercícios que são realizados no campo, sem a necessidade de nenhum equipamento especial e que dura em média 20 minutos. Os exercícios são divididos em 3 componentes: exercícios de corrida (8 minutos, com mudança de direção, desaceleração e técnicas de saltos); exercícios de fortalecimento, pliométricos e equilíbrio (10 minutos, com CORE, excêntricos e propriocepção); e corrida (2 minutos). Existem 3 níveis de dificuldade, nos quais os atletas progridem quando se sentem seguros e adaptados. Os exercícios são realizados como um aquecimento, antes das atividades físicas e repetidos 3 vezes por semana durante toda a temporada.

Um estudo americano controlado e randomizado intitulado: “Efficacy of the FIFA 11+ Injury Prevention Program in the Collegiate Male Soccer Player” (Eficácia do programa de prevenção de lesões FIFA 11+ em estudantes masculinos jogadores de futebol), publicado no Journal of Pediatrics Orthopaedics, Volume 35, Number 6, September 2015, p 547–550,  mostrou a diminuição de 46% das lesões no grupo onde o programa foi implementado e a diminuição do tempo perdido por causa dessas lesões, com números estatisticamente significantes.

Esses resultados sugerem que uma utilização consistente de protocolos de treinamento neuromuscular como o FIFA 11+ podem promover uma proteção aos praticantes de futebol, diminuindo em grande parte o risco de lesões. São iniciativas simples, baratas, seguras e de fácil aplicação e que podem contribuir muito para tornar o esporte mais seguro.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em Belo Horizonte.

 

Autor:

Dr. Marco Túlio
Tudo o que precisa saber sobre a lesão do meniscodor no joelhoDor no joelho

CONTATO DR. MARCO TÚLIO




Atendimento:

Ortolife
Avenida do Contorno Nº 4747 Sala 901
Bairro: Funcionários
Telefone: (31) 3223-5080

D.A.L
Av. Pres. Antônio Carlos, 1694
Bairro:  Cachoeirinha
Telefone: (31) 3421-4666

Médico:

Dr. Marco Túlio Lopes
Ortopedista – CPM 23655

Desenvolvimento:

Formulário de Contato







    WhatsApp chat