O que você precisa saber sobre lesão do ligamento

O que você precisa saber sobre lesão do ligamento

Muito se ouve falar sobre as lesões do ligamento. Mais comum em atletas, elas são causadas, na maioria das vezes, por um esforço repentino e causam instabilidade, dor e inchaço.

Os ligamentos têm como função dar estabilidade ao joelho e impedir um deslocamento anormal entre os ossos. O joelho possui quatro tipos principais de ligamentos: os cruzados anterior (LCA) e posterior (LCP) e os colaterais medial (LCM) e lateral (LCL).

Tipos de lesão do ligamento

  • Lesão do ligamento colateral medial: considerada a lesão mais comum do joelho, ela pode apresentar dor, inchaço localizado e hemartrose (derrame de sangue dentro da articulação). Se a lesão foi isolada, sem lesões associadas, o tratamento pode ser feito com repouso, medicamento e fisioterapia.
  • Lesão do Ligamento Colateral Lateral: pouco comum, esse tipo de lesão é considerado grave e normalmente envolve outro tipo de lesão. Por isso, o tratamento é mais demorado e requer mais cuidado.
  • Lesão do Ligamento Cruzado Anterior: uma das lesões mais comuns no futebol, essa lesão provoca uma rotação no joelho e grande dificuldade de locomoção. O tratamento pode ser feito com fisioterapia e, em alguns casos, requer cirurgia.
  • Lesão do Ligamento Cruzado Posterior: normalmente é resultado de queda com trauma na região da frente do joelho ou em acidentes automobilísticos

Causas e tratamentos

Normalmente as lesões no ligamento ocorrem em decorrência de atividades físicas, mas elas também podem ser causadas por acidentes de trânsito ou quedas. A dor é um dos primeiros sintomas da lesão, que pode vir acompanhada de “estalos”, instabilidade, inchaço e outros sintomas. Para identificar o tipo de lesão e o seu grau é preciso consultar um ortopedista especialista em joelho que analisará o local e, se preciso, solicitará um exame de imagem.

O tratamento da lesão dependerá do grau e do local afetado. A fisioterapia é um dos principais métodos utilizados para reabilitação, mas, caso necessário, o médico poderá indicar medicamentos e até mesmo cirurgia.

O tratamento para auxiliar na recuperação dos ligamentos colateral medial ou lateral, por exemplo, pode ser realizado com fisioterapia e raramente requer cirurgia. Já as lesões nos ligamentos cruzado anterior ou posterior podem incluir cirurgia para reconstrução do ligamento e fisioterapia.

Como evitar as lesões

Alguns cuidados podem ajudar a evitar as lesões no joelho durante a prática da atividade física:

  • Aquecimento antes dos exercícios: o aquecimento prepara o corpo para a atividade física. Por isso é importante realizar antes de expor o corpo a um estímulo mais forte;
  • Repouso após os exercícios: depois de realizar a atividade física é importante reduzir aos poucos a frequência cardíaca para que o corpo entenda que o estímulo está diminuindo;
  • Alongamentos: assim como o aquecimento, o alongamento é importante para melhorar a flexibilidade e, consequentemente, melhorar a postura e realização das atividades. Eles devem ser realizados antes e depois da atividade física;
  • Atividades de fortalecimento: pergunte ao professor ou a um profissional especializado quais são os exercícios mais indicados para o fortalecimento dos joelhos e suas articulações. Eles poderão ajudar na hora de realizar atividades de alto impacto;
  • Evite o sobrepeso: o excesso de peso pode sobrecarregar o joelho e até mesmo dificultar a recuperação após uma lesão.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em Belo Horizonte!

Tags:

Autor:

Dr. Marco Túlio
Dor no joelho: o que pode ser?dor no joelhoLigamento Cruzado AnteriorLigamento Cruzado Anterior: Tudo que você precisa saber sobre a cirurgia

CONTATO DR. MARCO TÚLIO




Atendimento:

Ortolife
Avenida do Contorno Nº 4747 Sala 901
Bairro: Funcionários
Telefone: (31) 3223-5080

D.A.L
Av. Pres. Antônio Carlos, 1694
Bairro:  Cachoeirinha
Telefone: (31) 3421-4666

Médico:

Dr. Marco Túlio Lopes
Ortopedista – CPM 23655

Desenvolvimento:

Formulário de Contato







    WhatsApp chat