Lesão da cartilagem do joelho: como funciona o pós-operatório

Lesão da cartilagem do joelho: como funciona o pós-operatório

A lesão da cartilagem do joelho ocorre quando há um rompimento parcial da cartilagem da articulação. O problema pode ser decorrente de um traumatismo ou de um desgaste causado pela degeneração natural. Portanto, a lesão afeta indivíduos de todas as faixas etárias, mas, nos mais jovens, geralmente, ela é resultado de trauma por esportes.  Em geral, a abordagem cirúrgica é a mais adequada para solucionar a questão.

Este artigo citará os principais recursos disponíveis hoje e destacará os cuidados a serem observados durante o pós-operatório. Prossiga com a leitura para entender melhor o tema.

Cuidados importantes após a cirurgia de lesão da cartilagem do joelho

Na atualidade, existem diferentes tipos de cirurgia para resolver a lesão da cartilagem do joelho, podendo ser mais ou menos invasivas. Dentre os métodos empregados em tais casos, estão: artroscopia, artroplastia, substituição parcial ou total do joelho e ressecção.

O tempo de recuperação depende de uma série de fatores, como a idade do paciente e a técnica utilizada. No entanto, a melhor forma de garantir um pós-operatório sem percalços é ouvir as instruções iniciais do médico. Normalmente, são prescritos remédios para controlar a dor e evitar inflamações decorrentes da intervenção.

Conforme a evolução do quadro, podem ser receitados antibióticos, que servem especificamente para que se reduza o risco de infecção.

Outra medida que auxilia na recuperação é deixar a perna elevada quando estiver em repouso e aplicar gelo em volta do joelho. Ao tomar essas precauções, é possível reduzir significativamente tanto o edema quanto a sensibilidade no local operado.

Ao contrário do que a maioria imagina, o descanso absoluto não é recomendável na reabilitação de lesões musculoesqueléticas. Ainda que grandes esforços sejam desencorajados, em particular nos primeiros dias, movimentar-se um pouco pela casa é importante para estimular o fluxo sanguíneo.

Você sairá do hospital com um curativo no ponto de incisão, para absorver qualquer sangramento que possa acontecer. Sendo assim, o cirurgião explicará as etapas de higienização e troca de bandagem, para que a área não infeccione. Geralmente, 72 horas após a intervenção, a pessoa está apta a tomar banho como de costume.

O mais provável é que o paciente tenha de usar muleta ou órtese por algumas semanas depois do procedimento. E é necessário adaptar a rotina de trabalho dele nesse tempo, em particular para ocupações que envolvam andar muito.

Agora você já sabe o que esperar do pós-operatório de uma cirurgia para a lesão da cartilagem de joelho.

 

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em Belo Horizonte!

Autor:

Dr. Marco Túlio
Lesão de cartilagem do joelho: diagnóstico e tratamentocolunaDores na coluna ― O que pode ser isso?

CONTATO DR. MARCO TÚLIO




Atendimento:

Ortolife
Avenida do Contorno Nº 4747 Sala 901
Bairro: Funcionários
Telefone: (31) 3223-5080

D.A.L
Av. Pres. Antônio Carlos, 1694
Bairro:  Cachoeirinha
Telefone: (31) 3421-4666

Médico:

Dr. Marco Túlio Lopes
Ortopedista – CPM 23655

Desenvolvimento:

Formulário de Contato







    WhatsApp chat