8 formas de prevenir problemas no joelho

8 formas de prevenir problemas no joelho

Existe, atualmente, um consenso na comunidade médica em âmbito global de que o sedentarismo é o mal do século, quando o assunto são problemas no joelho. A razão é compreensível. A falta de exercícios diminui a flexibilidade dos joelhos e aumenta a fraqueza e o desequilíbrio, gerando problemas muitas vezes irreversíveis.

Pensando nisso, trouxemos neste artigo 8 formas de prevenir lesões e problemas nos joelhos. Confira!

8 formas de manter os joelhos saudáveis, longe de lesões e doenças

1. Pratique exercícios físicos

A prática de exercícios físicos constrói músculos saudáveis e fortes nas coxas e pernas. Deste modo, a força dos joelhos também aumenta, assim como há diminuição de possíveis dores nas articulações.

2. Conte com a orientação de um profissional

Na hora de se exercitar, conte, ainda, com a ajuda de profissionais de educação física. Estima-se que o treinamento incorreto é o principal motivo que leva ao desenvolvimento de lesões no joelho.

A atenção deve ser redobrada quando em relação à prática de exercícios que exigem muito do joelho, como agachamento livre, por exemplo.

3. Visite um ortopedista

Algumas descobertas, possíveis em exames físicos, podem predispor lesões. O exame isocinético, por exemplo, avalia não só os joelhos, como também quadris e tornozelos, determinando possíveis desequilíbrios nesses músculos.

Sendo assim, o ideal é visitar um ortopedista para verificar se você tem algum problema que possa gerar efeitos mais graves com o passar dos anos.

4. Fortaleça seus joelhos

O joelho é o maior responsável por dissipar energia cinética pelo corpo. Sendo assim, qualquer força de explosão ou grande impacto passa por ali. Se não houver fortalecimento, essa energia pode acabar se dissipando incorretamente, causando sobrecarga em tendões, cartilagens ou aos meniscos.

5. Cuidado com o exagero

Treinos muito pesados, que exigem muito dos joelhos, devem ser evitados em nome da saúde dos mesmos.

Felizmente, os limites do joelho trabalham lado a lado com os fisiológicos. Sendo assim, quando a dor e o cansaço se instalarem, é hora de parar.

6. Não se esqueça do quadril

Os quadris também devem ser fortalecidos na hora de evitar problemas nos joelhos. Não é à toa que eles têm ganhado cada vez mais atenção na traumatologia do esporte.

Os glúteos, que estabilizam o quadril, evitam que o joelho se vire para dentro, o que já elimina o desenvolvimento de vários problemas na articulação.

7. Escolha bem o calçado

Opte por tênis leves e confortáveis, com amortecimento no calcanhar, de modo a diminuir a pressão do joelho.

Às mulheres, também é recomendado evitar o uso de salto alto.

8. Controle o peso

O controle do peso também interessa na hora de diminuir os riscos de problemas na articulação. A razão é compreensível: quanto mais você pesa, mais você sobrecarrega o joelho.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em Belo Horizonte!

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Autor:

Dr. Marco Túlio
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