Joelho estalando: o que pode ser isso?

Joelho estalando: o que pode ser isso?

Os joelhos são uma das articulações mais exigidas do corpo humano, uma vez que são responsáveis pela movimentação dos membros inferiores, assim como diversas atividades simples, como corridas ou caminhadas.

Aliado a isso, os joelhos ainda são parte importante do equilíbrio do corpo, sustentando o peso corporal para que se possa ficar em pé, sentar e realizar esses movimentos.

Todas essas atribuições fazem com que os joelhos apresentem, ocasionalmente, alguns problemas, sendo o joelho estalando um sinal importante, bastante comum em situações cotidianas, como ao esticar ou dobrar a perna, ou mesmo durante a movimentação enquanto se caminha.

No entanto, o joelho estalando pode significar diferentes situações. Confira a seguir alguns dos principais motivos de estalos no joelho:

Excesso de peso

Como mencionado, os joelhos são responsáveis pela sustentação do corpo, suportando o peso corporal. Quando há um excesso de peso, pode haver um reflexo nos joelhos, que passam a sofrer um maior esforço na sustentação deste peso.

Dessa forma, é comum que o joelho estalando seja um sinal de que o peso corporal está acima do normal, sendo recomendado um controle da massa corporal para que não surjam problemas maiores.

Esforço excessivo

O joelho estalando também pode ser um sinal de que a articulação foi ou está sendo muito exigida, sofrendo um desgaste maior, o que gera os estalos.

Assim, ao carregar muito peso, realizar longas caminhadas ou corridas, é comum que se sinta o joelho estalando após essa sobrecarga à qual os joelhos são submetidos.

Pancadas ou lesões

As pancadas também são uma das principais causas do joelho estalando, uma vez que mesmo as mais leves podem gerar algum tipo de alteração na articulação. Nesse caso, é comum que os estalos parem de forma natural após algum tempo.

Já no caso de lesões, o joelho costuma ficar estalando por um período mais prolongado, uma vez que mesmo pequenas lesões internas na articulação podem fazer com que ela sofra alterações que causam o estalo contínuo.

Artrose

Um problema bastante comum em pessoas com idade avançada, a artrose também pode ser uma causa do joelho estalando, uma vez que é causada pelo desgaste da cartilagem, o que gera uma aproximação dos ossos, normalmente acompanhada de dor e inchaço.

Assim, o joelho estalando pode ser um primeiro sinal da presença de artrose no joelho, em especial quando acontece em pessoas com idade um pouco mais avançada ou que tenham sofrido fortes pancadas ou lesões.

Sinovite

A sinovite é uma inflamação que atinge a membrana que recobre toda a articulação do joelho, provocando um inchaço acompanhado de dores e incômodos.

Assim, a sinovite pode fazer com que os estalos no joelho se manifestem, embora neste caso sejam acompanhados também de alguns incômodos ou dores durante a movimentação do joelho.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em Belo Horizonte!

Autor:

Dr. Marco Túlio
Afinal, o que são ligamentos do joelho?ligamentosartroscopia do joelhoComo funciona a recuperação da artroscopia do joelho?

CONTATO DR. MARCO TÚLIO




Atendimento:

Ortolife
Avenida do Contorno Nº 4747 Sala 901
Bairro: Funcionários
Telefone: (31) 3223-5080

D.A.L
Av. Pres. Antônio Carlos, 1694
Bairro:  Cachoeirinha
Telefone: (31) 3421-4666

Médico:

Dr. Marco Túlio Lopes
Ortopedista – CPM 23655

Desenvolvimento:

Formulário de Contato







    WhatsApp chat