Todo problema de joelho exige cirurgia?

Todo problema de joelho exige cirurgia?

Ninguém gosta de conviver com dores e desconforto ao se movimentar. Por isso, muitos pacientes procuram um ortopedista, solicitando a resolução definitiva do problema, ou seja, a cirurgia nos joelhos.

Há ainda quem tenha receio de partir para um procedimento cirúrgico, preferindo tratamentos alternativos, como medicamentos e fisioterapia, por exemplo. Mas afinal, todo problema no joelho deve ser tratado com cirurgia? A seguir, saiba tudo a respeito e tire todas as suas dúvidas.

Quando a cirurgia de joelho é indicada?

Antes de tudo, é preciso salientar que cada caso deve ser estudado e avaliado por um médico especialista. Afinal, as pessoas possuem diferentes graus de enfermidade e históricos de saúde diversos.

Por isso, a avaliação é sempre realizada com o máximo de cuidado, começando por uma consulta detalhada e com a análise de exames complementares. A idade do paciente e seu estado geral de saúde também são levados em consideração na hora de indicar uma cirurgia.

Mas, há sim situações que geralmente acabam tendo esse tipo de tratamento. Entre os casos que necessitam de uma intervenção cirúrgica nos joelhos, podemos citar:

1. Problemas nas articulações

Quando há problemas graves e irreversíveis nas articulações, a cirurgia pode ser o melhor caminho. Nesses casos, pode ser realizada uma artroscopia, com o intuito de diagnosticar e até corrigir possíveis danos.

Pacientes que sofrem com osteoartrose também podem precisar de cirurgia, já que possivelmente a articulação inteira do joelho esteja comprometida pela doença.

2. Doenças e fraturas nos ossos

Alguns tipos de fraturas nos ossos só podem ser corrigidas com cirurgia. É o caso de pacientes que sofreram acidentes ou lesões na área. Para essas situações, o cirurgião poderá realizar tanto o reparo quanto a substituição.

3. Rompimento de tendões

O joelho é uma complexa rede envolvendo ossos, tecidos, articulações, cartilagens e tendões. E, quando há algum problema grave em algum desses elementos, a cirurgia deve ser indicada. Problemas nos tendões, como rompimentos, por exemplo, podem demandar uma reconstrução, realizada por meio de diferentes técnicas.

4. Acidentes ou lesões

Pessoas que sofrem acidentes, ou atletas que acabam tendo lesões, são fortes candidatos a cirurgias de joelho. As técnicas aplicadas vão depender do grau do problema, da região afetada e até com relação ao tipo de reconstrução ou substituição necessária.

Em casos mais graves, é preciso fazer uma reconstrução total dos joelhos. Para essas situações, a recuperação é mais complexa e demanda um tempo de repouso maior.

Podemos dizer, portanto, que várias são as causas que necessitam de uma cirurgia de joelho. E a medicina vem evoluindo para garantir resultados cada vez mais satisfatórios. Quanto antes o paciente procurar ajuda médica, melhor será para o diagnóstico correto e eficácia do tratamento que, além da cirurgia, também pode ser feito utilizando-se a fisioterapia e medicamentos.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter. Ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em Belo Horizonte!

Autor:

Dr. Marco Túlio
Ligamento Cruzado Anterior: Tudo que você precisa saber sobre a cirurgiaLigamento Cruzado Anteriorcirurgia de joelho6 cuidados no pré-operatório da cirurgia de joelho

CONTATO DR. MARCO TÚLIO




Atendimento:

Ortolife
Avenida do Contorno Nº 4747 Sala 901
Bairro: Funcionários
Telefone: (31) 3223-5080

D.A.L
Av. Pres. Antônio Carlos, 1694
Bairro:  Cachoeirinha
Telefone: (31) 3421-4666

Médico:

Dr. Marco Túlio Lopes
Ortopedista – CPM 23655

Desenvolvimento:

Formulário de Contato







    WhatsApp chat