Inflamação na pata de ganso: sintomas, causas e tratamentos

Inflamação na pata de ganso: sintomas, causas e tratamentos

Este artigo tem como propósito ajudar o leitor a entender o que é a inflamação da pata de ganso, um problema que aflige preferencialmente praticantes de atividades físicas de maior intensidade, pessoas que sofrem com osteoartrites nos joelhos, mulheres, indivíduos com sobrepeso, que tenham os joelhos para dentro e pé plano.

Vamos entender melhor

A inflamação na pata de ganso é um problema que acomete o joelho. Ele afeta um conjunto de três tendões (semitendinoso, grácil e sartório), que formam uma figura parecida com a pata de uma ave. A função desse conjunto de tendões é permitir o movimento de dobrar o joelho,além de ajudar também na estabilidade do mesmo, impedindo que haja um deslocamento da estrutura óssea local para dentro. Essa estabilidade é importante sempre que o indivíduo faz exercícios simples, como caminhar, quando o peso do corpo fica continuamente depositado sobre uma das pernas.

O risco ocorre quando esses movimentos se tornam mais intensos, como na corrida, mais bruscos, no caso de diversas modalidades esportivas, ou quando há sobrecarga permanente nos joelhos, comum em pessoas com sobrepeso e até mesmo na gravidez.

Em qualquer uma dessas situações, diversas estruturas ficam sobrecarregadas, sendo a pata de ganso uma delas. Assim, é preciso que o especialista faça um estudo estrutural do paciente para entender as razões que levam à inflamação, que é decorrente de um esforço contínuo para superar as deficiências estruturais do corpo, como é o caso dos joelhos em valgo e do pé plano, sendo necessário corrigir essas deficiências para evitar novas lesões.

Sintomas

Os sintomas da inflamação da pata de ganso são muito parecidos com os da bursite do joelho.

A bursite é a inflamação de uma estrutura em forma de bolsa, que existe em diversos pontos do sistema esquelético em que há articulações, como é o caso dos joelhos. Sua função é reduzir atritos entre ossos e tendões, funcionando como um amortecedor. Quando ocorre esforço indevido, a bursa também sofre problema inflamatório.

Os sintomas de ambos os problemas são:

  • dores na parte interna do joelho;
  • inchaço;
  • sensibilidade à palpação.

As dores se exacerbam quando o indivíduo faz movimentos de flexão do joelho ou esforços que exijam mais das articulações, como subir e descer escadas.

Tratamento

O principal objetivo deve ser a busca da causa da inflamação.

Cada possível situação encontrada terá um tratamento diferente. O que ele tem em comum é a correção de problemas funcionais e estruturais, como a pisada pronada ou qualquer outro problema que esteja provocando os movimentos irregulares.

Antes de qualquer coisa, no entanto, é preciso combater os sintomas da inflamação no joelho. A indicação é a aplicação de gelo, laser e fisioterapia para eliminar a inflamação.

No momento seguinte, identificadas as causas que levaram à inflamação da pata de ganso, a pessoa passará por um processo de reeducação postural no curso das atividades e um trabalho de fortalecimento das estruturas musculares, que pode ter musculação e treinamento funcional. O controle do sobrepeso também é importante para reduzir o impacto sobre o joelho.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em Belo Horizonte!

Autor:

Dr. Marco Túlio
Tendinopatia (doença do tendão): o que é e como tratartendinopatia do tendãojoelho8 formas de prevenir problemas no joelho

CONTATO DR. MARCO TÚLIO




Atendimento:

Ortolife
Avenida do Contorno Nº 4747 Sala 901
Bairro: Funcionários
Telefone: (31) 3223-5080

D.A.L
Av. Pres. Antônio Carlos, 1694
Bairro:  Cachoeirinha
Telefone: (31) 3421-4666

Médico:

Dr. Marco Túlio Lopes
Ortopedista – CPM 23655

Desenvolvimento:

Formulário de Contato







    WhatsApp chat