Infiltrações no joelho: o que são e como tratar

Infiltrações no joelho: o que são e como tratar

Não importa se você é um atleta profissional ou simplesmente gosta da independência de ir aonde quiser: a saúde dos joelhos é fundamental para o suporte da estrutura corporal. Por serem as maiores articulações do corpo humano, unindo o fêmur à tíbia e à patela, e por absorverem enormes quantidades de pressão, os joelhos precisam ser muito bem cuidados para não prejudicarem o bem-estar.

As dores nos joelhos são comuns e pioram com o passar dos anos. Nas pessoas sedentárias, são ainda mais comuns. Os joelhos também podem ser afetados por artrose, reumatismo, desgaste da articulação e inflamações, sendo, portanto, essencial estabelecer métodos de prevenção e correção desses problemas.

As infiltrações nos joelhos são uma excelente opção para tratar uma patologia ou um sintoma no exato local onde está ocorrendo, além de melhorar o desempenho da articulação. A técnica possibilita efeitos muito mais rápidos e é bastante segura, sendo muito usada pela medicina esportiva. Mas qualquer pessoa pode se beneficiar da técnica.

O que são infiltrações no joelho?

Resumidamente, podemos dizer que infiltrar é aplicar uma injeção com medicamentos diretamente no interior da articulação dos joelhos. É possível fazer uma infiltração também em outras áreas, como tendões, músculos e ligamentos.

Primeiramente é aplicado um anestésico local e, posteriormente, o medicamento que será infiltrado. O médico utiliza exames de ultrassom ou radiografia para determinar o local exato da infiltração.

O processo dura poucos minutos e envolve algum incômodo, mesmo com a anestesia local, mas é facilmente suportável.

Para que servem?

Infiltrar o joelho é uma técnica que tem enorme potencial terapêutico, com múltiplas funções e aplicações, tratando principalmente dores nos joelhos, inflamações e desgaste das articulações, além de outras situações.

A infiltração de analgésicos tem efeito imediato e é indicada para dores agudas ou crônicas, em quem, provavelmente, precisará de um tratamento mais complexo ou de cirurgia e necessita de alívio urgente para as dores.

Também é possível infiltrar ácido hialurônico nos joelhos, uma substância que auxilia a lubrificação das articulações. Doenças como osteoartrose vão progressivamente diminuindo a lubrificação da articulação dos joelhos. A injeção de ácido hialurônico ajuda a aliviar os sintomas e atrasar o desenvolvimento do problema.

Outra infiltração muito comum é a injeção de corticoides, que atuam no tratamento de inflamação dentro dos joelhos. Essa é uma infiltração com efeito prolongado e precisa ser realizada periodicamente. Pode ser feita com diversos tipos de corticoides, como metilprednisolona e dexametasona. Em muitos casos, é aplicada em conjunto com a infiltração analgésica.

Efeitos adversos

Em alguns casos de infiltração podem ocorrer efeitos colaterais, principalmente um pouco de inchaço e dor depois do procedimento.

Pessoas que são portadoras de doenças que prejudicam a coagulação sanguínea, como a hemofilia, ou precisam fazer uso de drogas anticoagulantes, podem ter outros efeitos colaterais. Mulheres grávidas e pessoas com algum tipo de infecção na área afetada devem evitar a realização de infiltrações nos joelhos.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em Belo Horizonte.

Autor:

Dr. Marco Túlio
Você conhece o cisto de baker?cisto de bakerOsteocondriteOsteocondrite: sintomas, causas e tratamento

CONTATO DR. MARCO TÚLIO




Atendimento:

Ortolife
Avenida do Contorno Nº 4747 Sala 901
Bairro: Funcionários
Telefone: (31) 3223-5080

D.A.L
Av. Pres. Antônio Carlos, 1694
Bairro:  Cachoeirinha
Telefone: (31) 3421-4666

Médico:

Dr. Marco Túlio Lopes
Ortopedista – CPM 23655

Desenvolvimento:

Formulário de Contato







    WhatsApp chat