fbpx

Joelho inchado: 4 causas e tratamentos

Joelho inchado: 4 causas e tratamentos

Além de ser visivelmente incômodo, o joelho inchado é sinal de acúmulo de líquido na articulação, indicando que algo não está normal. As causas podem ser variadas, desde esforço excessivo momentâneo até algo mais complexo, como lesões e doenças.

Para saber como tratar o problema, denominado tumefação, é preciso identificar a origem. Este texto abordará quatro causas comuns e o que deve ser feito em cada caso.

Sintomas do joelho inchado

Dependendo do que causou o problema, os sintomas variam e vão além do aspecto de acúmulo de líquido. Alguns dos sinais são:

  • dificuldade de esticar ou flexionar o joelho;
  • sensação de dor na região;
  • incômodo ao colocar peso sobre a região;
  • vermelhidão na pele.

Conheça quatro causas habituais e o tratamento pertinente.

1. Queda ou entorse

Esses traumas podem ser comuns durante a prática de atividade física, por exemplo. Conforme a gravidade, o joelho fica inchado devido a um acúmulo de sangue na articulação, denominada hemartrose.

Para aliviar a dor, pode ser usada compressa de gelo e deve-se fazer repouso. Havendo dor forte e limitação causadas pelo trauma, é preciso consultar o médico ortopedista, que poderá prescrever medicamentos específicos, incluindo tópicos.

Quando a causa do inchaço é o rompimento de um ligação, a abordagem cirúrgica pode ser necessária.

2. Artrose

O problema ocorre devido a um processo de desgaste da articulação, por diversas causas, como excesso de peso, trauma, fraqueza muscular, genética, entre outras. Nesse caso, o inchaço ocorre porque a degeneração estimula a produção excessiva do fluido articular.

A artrose gera dor e deve ser acompanhada pelo ortopedista. Geralmente, são recomendadas sessões de fisioterapia, para reabilitação e fortalecimento do joelho. Podem ser prescritos anti-inflamatórios e analgésicos.

3. Gota

Em caso de gota, o joelho inchado também apresenta dor e vermelhidão devido ao acúmulo de cristais de ácido úrico na articulação. Para diagnosticar o problema, é feita a análise do líquido aspirado do joelho.

O ortopedista poderá prescrever medicamentos com ação de reduzir esse acúmulo no sangue, além de analgésicos e anti-inflamatórios.

4. Bursite

O problema ocorre quando há inflamação das bursas, estruturas que exercem a função de evitar atrito entre ossos, músculos e tendões. Elas funcionam como almofadas e são compostas por um lubrificante denominado líquido sinovial, que passa a ser produzido em maior volume, em caso de inflamação.

Além do processo natural de envelhecimento, a causa pode ser excesso de movimentos repetitivos, como na corrida e no tênis, entre outros esportes.

Pode haver necessidade de interrupção da atividade causadora da inflamação e, geralmente, o tratamento é composto por sessões de fisioterapia, para fortalecer as estruturas do joelho. Costumam ser prescritos medicamentos para alívio da dor e o médico pode realizar uma aspiração do líquido acumulado.

Seja qual for o motivo do joelho inchado, é fundamental não haver automedicação. A primeira medida a ser tomada deve ser procurar a orientação do ortopedista.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em Belo Horizonte!

Autor:

Dr. Marco Túlio
Dr. Marco Túlio
Joelho valgo: sintomas, causas e tratamentossinoviteO que é sinovite e como tratar?

CONTATO DR. MARCO TÚLIO




Atendimento:

Ortolife
Avenida do Contorno Nº 4747 Sala 901
Bairro: Funcionários
Telefone: (31) 3223-5080

D.A.L
Av. Pres. Antônio Carlos, 1694
Bairro:  Cachoeirinha
Telefone: (31) 3421-4666

Médico:

Dr. Marco Túlio Lopes
Ortopedista – CPM 23655

Desenvolvimento:

Formulário de Contato




WhatsApp chat