Você conhece os tipos de hérnia de disco?

Você conhece os tipos de hérnia de disco?

Você sabia que existem diversos tipos de hérnia de disco? Trata-se de um problema ocasionado no disco intervertebral que pode provocar dores nas costas e dormência. A doença costuma acontecer mais frequente na coluna cervical e lombar, fazendo com que o paciente tenha que ser medicado.

Mas fisioterapia e intervenção cirúrgica também podem ser recomendadas pelo médico, dependendo do caso e da gravidade do problema.

Para você conhecer mais os tipos existentes, abaixo vamos mostrar mais detalhes sobre cada um.

Confira!

Quais são os tipos de hérnia de disco?

A patologia é classificada de acordo com a região que acontece. Sendo assim, ela costuma ser classificada como cervical (quando afeta o pescoço), torácica (que atinge o meio das costas) ou lombar (quando alcança a região mais baixa das costas).

Quando a doença acontece, prejudica a função do disco vertebral, que serve para evitar que uma vertebra encoste na outra, especialmente com impactos. Ela ainda pressiona outras estruturas importantes da coluna, atingindo a medula espinhal e a raiz nervosa.

A discopatia (como é conhecido a patologia) faz com que o disco perca seu formato natural, deixando-o mais oval. Assim, pode formar 3 tipos de hérnias:

Hérnia protusa

É o tipo mais comum, alterando a forma do disco sem afetar o seu núcleo. Dessa forma, o local de alarga, mas mantém o líquido gelatinoso. Já as bases ficam mais avolumas e largas se comparadas com o diâmetro original.

As paredes também sofrem alterações, fazendo com que elas encostem em tensões nervosas, provocando dores e incapacidade de locomoção.

Hérnia extrusa

Nesse caso o núcleo é atingindo, causando sua deformação. A região fica semelhante a uma gota. Trata-se de uma condição comum que alcança os discos da coluna que funcionam como amortecedores de impactos.

Esse tipo ocasiona o rompimento do anel fibroso, fazendo com que o líquido interno, que fica no núcleo, saia através de uma fissura. Com isso, há uma falha entre os fragmentos extravasados e o meio interno da coluna.

Hérnia sequestrada

Essa situação ocorre assim que o núcleo fica bastante danificado, podendo ser, inclusive, repartido em duas partes. Dessa forma, a parede do disco é rompida completamente e a substância gelatinosa entra no canal da medula. Isso provoca pressão na raiz nervosa, desencadeando inflamação e compressão contínua.

É a hérnia que causa a chamada dor química, pois o líquido contém propriedades ácidas que, quando está fora do seu ambiente, gera dor aguda e muito forte, prejudicando a postura.

O que causa uma hérnia?

A principal causa ainda é a má postura. Mas outras atividades feitas de forma errada também podem provocar a doença. Por isso, é importante manter cuidados ao levantar peso ou carregar objetos grandes. Além disso, o envelhecimento, obesidade e esforço físico exagerado podem causar a patologia.

A hérnia de disco pode ser um problema que impede a pessoa de ter uma vida plena e repleta de saúde. Por isso, ao sinal de qualquer um dos sintomas, procure um médico especializado para evitar complicações.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em Belo Horizonte!

Autor:

Dr. Marco Túlio
Você sabe o que são síndromes femoropatelares?síndromes femoropatelarespunhoDores no punho – o que pode ser isso?

CONTATO DR. MARCO TÚLIO




Atendimento:

Ortolife
Avenida do Contorno Nº 4747 Sala 901
Bairro: Funcionários
Telefone: (31) 3223-5080

D.A.L
Av. Pres. Antônio Carlos, 1694
Bairro:  Cachoeirinha
Telefone: (31) 3421-4666

Médico:

Dr. Marco Túlio Lopes
Ortopedista – CPM 23655

Desenvolvimento:

Formulário de Contato







    WhatsApp chat