Quais as lesões mais comuns no futebol amador?

Quais as lesões mais comuns no futebol amador?

Assim como em qualquer atividade física, os riscos de lesões em partidas são comuns entre os atletas do futebol amador. Embora saibamos que incidentes acontecem também com jogadores profissionais, eles possuem uma estrutura específica de treinamentos e uma série de aquecimentos que podem impedir a formação de lesões indesejadas.

No momento em que o exercício físico se desenvolve, é possível que algumas partes do corpo sejam afetadas conforme a movimentação dos membros, a velocidade, o condicionamento físico, a falta de ou o pouco aquecimento da musculatura e outros fatores capazes de ocasionar dores e lesões em determinadas regiões.

Lesões mais comuns no futebol amador

  • Tornozelo: geralmente as lesões nos tornozelos são ligamentares e podem acontecer, em sua maioria, durante as atividades desportivas, com uma torção indesejada no transcorrer do exercício.
  • Joelho: são várias as lesões ocasionadas nessa região. A tendinopatia do tendão patelar, por exemplo, é uma lesão que acontece devido ao esforço intenso e à sobrecarga gerada por determinadas atividades físicas. Lesão do menisco e lesão de ligamento cruzado também podem acontecer em jogos de futebol.
  • Coxa: a região da coxa é a que mais tem impacto direto e recorrente durante os exercícios, principalmente em jogos de futebol, em que há encontrões, quedas e chutes que podem comprometer a integridade da musculatura durante os jogos.
  • Púbis: a lesão nessa região acontece quando há um desequilíbrio entre as forças dos grupos musculares, gerando um desgaste no local atingido e ocasionando um processo inflamatório.

As lesões podem acontecer em graus e intensidades diferentes em regiões que possuem maior movimentação ou impacto. Esses acontecimentos podem surgir em forma de contusões, fraturas e lesão nos ligamentos, as quais podem se apresentar como expostas ou fechadas.

O tratamento das lesões acontece com fisioterapia, em que o profissional elabora uma série de exercícios e alongamentos que deverão ser executados para aliviar as dores, fortalecer a musculatura e a flexibilidade e relaxar o músculo. O fisioterapeuta também tem a responsabilidade de acompanhar o paciente durante as sessões. Essa fisioterapia é conhecida como desportiva e atende especificamente pacientes atletas que passam por esses incidentes.

Muitas lesões apresentam sintomas somente depois das atividades físicas exercidas, quando a musculatura do corpo descansa e se esfria, aparecendo, então, as dores e desconfortos nas regiões afetadas. É interessante que não se postergue o cuidado com esses sintomas, pensando que eles podem diminuir logo, pois a falta de cuidado pode agravar o quadro, principiando uma doença mais grave e até mesmo comprometedora para as atividades físicas do atleta.

Prevenção de lesões

Cuidar do seu condicionamento físico corresponde a uma série de precauções que se iniciam no momento do alongamento e do aquecimento dos músculos, antes mesmo das atividades físicas. Esses cuidados se estendem durante o exercício, com a elaboração de treinamentos adequados para a resistência física e muscular, que trabalharão dentro das capacidades e limitações dos atletas.

O futebol amador é uma atividade física como qualquer outra, e é por colocar o seu corpo em evidência que você deve manter alguns cuidados, para que incidentes graves não prejudiquem o seu deslocamento, impedindo-o de participar de outros jogos.

 

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em Belo Horizonte!

Autor:

Dr. Marco Túlio
Dores na coluna ― O que pode ser isso?colunajoelho tortoJoelho torto: saiba mais sobre isso

CONTATO DR. MARCO TÚLIO




Atendimento:

Ortolife
Avenida do Contorno Nº 4747 Sala 901
Bairro: Funcionários
Telefone: (31) 3223-5080

D.A.L
Av. Pres. Antônio Carlos, 1694
Bairro:  Cachoeirinha
Telefone: (31) 3421-4666

Médico:

Dr. Marco Túlio Lopes
Ortopedista – CPM 23655

Desenvolvimento:

Formulário de Contato







    WhatsApp chat