Você já ouviu falar da doença de blount?

Você já ouviu falar da doença de blount?

No mundo, existem diversas doenças que podem assustar muitas pessoas, mas que, quando diagnosticadas no início, podem ser tratadas, permitindo que o portador delas tenha uma vida normal e mais leve, mesmo que com alguma limitação. Esse é o caso da doença de blount, uma alteração que afeta os membros inferiores e pode causar alguns problemas quando o paciente não procura ajuda médica. Você sabe que patologia é essa?

Para entender melhor sobre como ela acontece e os sintomas que apresenta, abaixo, vamos mostrar algumas características que a enfermidade possui. Confira!

O que é doença de blount?

Conhecida também como tíbia vara, ela é caracterizada por causar alterações no desenvolvimento do osso das pernas, provocando deformação progressiva.

A patologia pode ser classificada conforme a idade do paciente e os fatores que estão ligados a ela. Na infância, a enfermidade é observada entre os 1 e 3 anos de idade, estando ligada à marcha precoce. Já na fase tardia, pode ser percebida quando o menor possui entre 4 e 10 anos, ou até mesmo na adolescência, estando, nesse caso, mais relacionada com o sobrepeso.

Quais são os sintomas?

Os principais sintomas da doença são: dificuldade para andar; tamanho diferente entre as pernas e dores na região.

Trata-se de um problema progressivo, no qual a curvatura das pernas é aumentada com o passar do tempo. Isso faz com que a reestruturação com o crescimento não aconteça. O diagnóstico é feito por meio de consulta médica, ocasião em que o profissional vai avaliar as condições do paciente, por meio de exames clínicos e físicos.

Além disso, um raio-x pode ser necessário para verificar o alinhamento que há entre o fêmur e a tíbia.

Quais são as causas?

A enfermidade, geralmente, está associada com fatores genéticos. No entanto, a obesidade infantil e o fato de a criança andar antes do primeiro ano de vida podem ocasionar o problema. Com relação à genética, ainda não se sabe a causa. Com relação ao sobrepeso, ele pode ocasionar aumento da pressão que ocorre no osso responsável pelo crescimento, fazendo com que fique deformado.

Como é realizado o tratamento?

O tratamento é feito conforme a progressão da doença e a idade do portador, podendo ser indicada  a cirurgia com anestesia geral, em casos mais graves, realizada por um cirurgião ortopédico.

Em crianças, o procedimento pode ser realizado por meio da fisioterapia e com o uso de órteses, que são equipamentos específicos para ajudar no movimento do joelho, dando estabilidade para o local.

Já na adolescência é indicada a intervenção cirúrgica, acompanhada de exercícios fisioterápicos, pois há necessidade de realizar um corte na tíbia, fazendo o realinhamento desse osso.

Se o problema não for diagnosticado e tratado de forma imediata, ele pode dificultar a caminhada e levar ao desenvolvimento de artrite degenerativa no joelho, impedindo movimentos básicos e causando fraqueza na região.

A doença de blount pode acontecer com qualquer criança e adolescente, mas, realizando os cuidados necessários e levando a criança para uma consulta médica, a situação pode ser contornada, devolvendo a mobilidade e melhorando a qualidade de vida da pessoa.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em Belo Horizonte!

Autor:

Dr. Marco Túlio
Dores no punho – o que pode ser isso?punhobursite no joelhoBursite no joelho: sintomas, causas e tratamentos

CONTATO DR. MARCO TÚLIO




Atendimento:

Ortolife
Avenida do Contorno Nº 4747 Sala 901
Bairro: Funcionários
Telefone: (31) 3223-5080

D.A.L
Av. Pres. Antônio Carlos, 1694
Bairro:  Cachoeirinha
Telefone: (31) 3421-4666

Médico:

Dr. Marco Túlio Lopes
Ortopedista – CPM 23655

Desenvolvimento:

Formulário de Contato







    WhatsApp chat