O que causa desgaste no joelho?

O que causa desgaste no joelho?

O joelho é uma das regiões mais complexas do nosso corpo, sendo composto por ossos, músculos, ligamentos e meniscos. Qualquer tipo de desgaste no local,  desalinhamento dos membros, ou o excesso de sobrecarga, pode gerar prejuízos para a saúde. Nesse post, você conhecerá os principais fatores que geram desgaste no joelho e como preveni-los. Vamos lá? Boa leitura!

Joelho: um local delicado!

A região do joelho é instável. Seu bom funcionamento está diretamente ligado a outras partes do corpo e, também, ao estilo de vida da pessoa. Por exemplo: exercícios físicos de alta intensidade, feitos sem orientação de um profissional, podem provocar sobrecarga no local e gerar algum tipo de desgaste.

Além disso, a fraqueza muscular pode provocar falta de estabilidade na região. Saiba que o avanço da idade contribui para a redução da força muscular. Pessoas que apresentam desalinhamento do joelho podem sofrer um desgaste maior de uma parte do que de outra, o que gera dor progressiva e inchaço.

Principais fatores que geram desgaste no joelho

O desgaste no joelho pode ser gerado por várias causas, como:

Artrite

Provocada por diversas doenças que geram inflamação nas articulações. Entre as causas estão o enfraquecimento muscular, doenças autoimunes, desgaste na articulação, entre outras. O tratamento da artrite varia de acordo com o tipo de inflamação.

Artrose

É uma das causas mais comuns, sobretudo em pessoas acima de 65 anos. Consiste em uma doença degenerativa que provoca o desgaste da cartilagem, causando muita rigidez. Não existe uma cura para a doença, mas os tratamentos apresentam bons resultados na diminuição e alívio das dores.

Hoffite

É uma inflamação do tecido gorduroso que fica na parte de trás do tendão patelar, que tem como objetivo facilitar a lubrificação local, reduzindo o atrito da cartilagem. Se ocorre excesso de sobrecarga, esse tecido inflama. É muito comum em pessoas que praticam esporte de alta intensidade ou corredores.

Tendinites e bursites

Já sentiu muita dor ao andar? Dificuldade em fazer movimentos simples? Essas lesões podem ser geradas por causa de movimentos repetitivos com as estruturas tendinosas, sobrecargas, falta de alongamento, idade avançada e até estresse. Para prevenir, não se esqueça de fazer alongamento antes de começar a se exercitar.

Como prevenir o desgaste no joelho?

Cuide do seu peso. Mantenha-o em uma taxa ideal para a sua idade, pois os quilos extras podem provocar sobrecarga na região do joelho.

Como está o seu sistema imune? Não deixe de consumir cálcio, fósforo e magnésio. Frutos secos, verduras e frutas também devem fazer parte da sua dieta para o fortalecimento do sistema imunológico.

Invista em alimentos bons para a renovação da cartilagem, como bacalhau, ovos, legumes e inclua muita vitamina C no seu cardápio.

Para manter a saúde da articulação, faça natação. É um dos esportes mais completos! Faça atividades físicas com a orientação de um profissional. Movimentos errados podem forçar a estrutura e gerar prejuízos.

Sentiu qualquer dor? Procure a orientação de um médico. Não brinque com a saúde. Procure ajuda! Prevenir o desgaste no joelho é sempre o melhor caminho. Cuide da sua saúde!

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter. Ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em Belo Horizonte!

Autor:

Dr. Marco Túlio
6 cuidados no pré-operatório da cirurgia de joelhocirurgia de joelhocondromalácia patelarCondromalácia patelar: sintomas, causas e tratamentos

CONTATO DR. MARCO TÚLIO




Atendimento:

Ortolife
Avenida do Contorno Nº 4747 Sala 901
Bairro: Funcionários
Telefone: (31) 3223-5080

D.A.L
Av. Pres. Antônio Carlos, 1694
Bairro:  Cachoeirinha
Telefone: (31) 3421-4666

Médico:

Dr. Marco Túlio Lopes
Ortopedista – CPM 23655

Desenvolvimento:

Formulário de Contato







    WhatsApp chat