6 cuidados no pré-operatório da cirurgia de joelho

6 cuidados no pré-operatório da cirurgia de joelho

Que o pós-operatório é fundamental para o bom resultado de uma cirurgia de joelho não há dúvidas! Mas, o que poucas pessoas sabem é que os pacientes que vão passar por um procedimento como esse também devem ficar atentos a algumas precauções a serem tomadas antes da realização da operação.

Pensando nisso, resolvemos separar uma lista de cuidados que precisam ser tomados neste período. Veja a seguir:

#1 Converse com seu médico

Esta é a hora de conversar com seu médico ortopedista para tirar todas as dúvidas com relação ao procedimento cirúrgico e sobre o pós-operatório. Não se esqueça, inclusive, de contar todos os detalhes a respeito do seu histórico médico, como possíveis alergias e reações a medicamentos, problemas de saúde e outras cirurgias que já teriam sido realizadas.

Este momento é fundamental para que ambas as partes estejam por dentro da real situação, se preparem para a cirurgia e ainda evitem possíveis problemas.

#2 Planeje seu período de repouso

O repouso é fundamental para o sucesso da cirurgia, o que inclui o mínimo de esforço possível e movimentação. Por isso, prepare sua casa para quando voltar da cirurgia, liberando a passagem para que você possa se movimentar com mais facilidade e deixar o cômodo onde vai ficar instalado com o máximo de conforto possível.

Se puder, solicite que alguém fique consigo durante este período para ajudá-lo(a) a se movimentar quando necessário. Assim, você evita esforços físicos prejudiciais à sua recuperação..

#3 Providencie muletas, cadeira de rodas ou outros acessórios

Os acessórios necessários para a sua mobilidade durante a recuperação mudam de acordo com a cirurgia a ser realizada. Tire todas as dúvidas com seu médico e providencie previamente tudo aquilo que for necessário neste período. Não se esqueça de levar o que for preciso ao hospital no dia marcado para sua operação.

#4 Interrompa o uso de alguns medicamentos

Após conversar com seu médico e contar a respeito de todos os medicamentos e tratamentos que você realiza e faz uso, não se esqueça de interromper o uso de alguns remédios. Importante: essa ação deve ser orientada pelo profissional que realiza o seu acompanhamento!

Isso pode ser necessário, já que alguns tipos de medicamentos aumentam os riscos de hemorragias durante a cirurgia. Caso faça tratamentos de saúde, converse com outros médicos antes do procedimento.

#5 Não fume e não consuma álcool antes da cirurgia de joelho

O seu corpo precisa estar em sua melhor versão para a cirurgia de joelho, portanto, não fume e não consuma bebidas alcoólicas antes da cirurgia. O uso de drogas também deve ser evitado.

#6 Faça um check-up com o dentista e o cardiologista

Por incrível que pareça, possíveis infecções em sua boca podem prejudicar o sucesso de sua cirurgia de joelho. Portanto, agende uma visita a seu dentista para verificar a saúde bucal, antes do procedimento.

Um cardiologista também deve ser consultado, já que toda cirurgia possui determinado grau de risco. Por isso, todo cuidado com sua saúde é relevante. Atualmente uma consulta com um anestesiologista (o chamado pré-anestésico) também é importante.

Com os cuidados acima, sua cirurgia de joelho vai ser um sucesso e, em pouco tempo, sua mobilidade será totalmente recuperada, bem como a sua qualidade de vida.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter. Ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em Belo Horizonte!

Autor:

Dr. Marco Túlio
Todo problema de joelho exige cirurgia?joelhodesgaste do joelhoO que causa desgaste no joelho?

CONTATO DR. MARCO TÚLIO




Atendimento:

Ortolife
Avenida do Contorno Nº 4747 Sala 901
Bairro: Funcionários
Telefone: (31) 3223-5080

D.A.L
Av. Pres. Antônio Carlos, 1694
Bairro:  Cachoeirinha
Telefone: (31) 3421-4666

Médico:

Dr. Marco Túlio Lopes
Ortopedista – CPM 23655

Desenvolvimento:

Formulário de Contato







    WhatsApp chat