Correr faz bem para a saúde do joelho

Correr faz bem para a saúde do joelho

O joelho é uma das articulações de maior importância para o corpo, uma vez que permite a realização de diversos movimentos, desde os mais simples até os mais complexos, além de ser responsável pela sustentação do peso corporal.

Porém, muitas ações também podem gerar prejuízos ao joelho, devido aos impactos e possíveis choques que recebe durante as atividades. Assim, por muito tempo houve um senso comum de que as corridas poderiam provocar prejuízos ao joelho.

No entanto, estudos recentes comprovaram que atividades como as caminhadas ou as corridas podem ser, diferentemente do que afirmado antes, bastante benéficas para a saúde do joelho. Saiba mais!

Os benefícios da corrida para o joelho

De acordo com as pesquisas mais recentes relacionadas aos benefícios da corrida para o joelho, identificou-se que as substâncias responsáveis pela inflamação do líquido sinovial sofreram uma diminuição considerável após períodos de ao menos trinta minutos de corridas.

O líquido sinovial é o responsável por lubrificar a articulação do joelho, evitando que haja problemas como a rigidez ou a limitação de movimentos. Dessa forma, com um menor risco de inflamação, é possível que esse líquido permaneça completamente saudável e, consequentemente, o joelho não apresente problemas relacionados a isso.

A prática da corrida pode ainda ter uma serventia a longo prazo, uma vez que, quanto antes for iniciada, maiores as chances de os praticantes terem uma saúde do joelho melhor durante toda a vida, com propriedades anti-inflamatórias que vão se estender por muito tempo.

Dessa maneira, ao praticar a corrida como uma forma de recreação, é possível que se mantenha a articulação em perfeito funcionamento a longo prazo, evitando alguns problemas que ocorrem com maior frequência devido ao sedentarismo, como a inflamação do joelho.

A corrida como prevenção da artrose

Os benefícios da corrida podem ser ainda maiores do que apenas a prevenção da inflamação do líquido sinovial, podendo ajudar também de forma muito positiva contra o surgimento de outras doenças no futuro, como a artrose degenerativa.

Da mesma forma que atua diretamente na prevenção da inflamação do joelho, a corrida possui benefícios que podem se estender por muitos anos, garantindo que a articulação tenha chances muito menores de sofrer com doenças como a artrose no futuro.

De acordo com pesquisadores, a prática da corrida como uma forma de lazer pode diminuir em até 30% as chances de desenvolvimento da artrose degenerativa na terceira idade.

Assim, correr alguns minutos por dia é uma excelente maneira de manter o corpo saudável, um perfeito funcionamento do organismo, assim como uma forma de evitar que os joelhos sofram com problemas que podem ser bastante comuns, como a inflamação ou a artrose. No entanto, se a prática da corrida ocasionar qualquer tipo de dor, é importante que o médico seja consultado imediatamente, evitando o risco de lesões ou problemas posteriores.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em Belo Horizonte!

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Autor:

Dr. Marco Túlio
Viscossuplementação: você já ouviu falar disso?Torção no joelho: sintomas, causas e tratamento

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