Dicas para evitar problemas no joelho na hora de correr

Dicas para evitar problemas no joelho na hora de correr

Correr é talvez a atividade física mais “humana” que existe. Isso porque o nosso corpo passou por diversas mudanças ao longo da evolução, permitindo que conseguíssemos nos movimentar sobre 2 pernas e por longas distâncias. Também podemos dizer que é um exercício democrático, já que qualquer pessoa tem a possibilidade de praticá-lo, independentemente de idade, gênero, biótipo ou condição social.

Mas é importante se preparar de maneira adequada, para que a atividade proporcione somente benefícios para a sua saúde e não cause lesões, especialmente nos joelhos, uma das articulações que mais sofrem impactos na corrida. Assim, veja algumas dicas importantes para aproveitar ao máximo o exercício e evitar problemas nessa parte do corpo na hora de correr.

O que acontece com o nosso corpo

Quando você começa a correr com regularidade, o metabolismo fica mais ativo, já que o nosso corpo precisa trabalhar mais, a fim de produzir energia para ser utilizada na atividade física. Esse processo mantém o organismo “acelerado” por algum tempo depois do exercício, fazendo com que o corpo queime calorias, mesmo parado. Por isso, a corrida é tão recomendada para quem precisa perder peso.

Porém, há outros efeitos positivos no corpo, como aumento da capacidade cardiorrespiratória e da massa muscular, diminuição dos índices de colesterol, triglicérides e da pressão, redução dos riscos de problemas cardíacos, diminuição da ansiedade e do estresse, além de proporcionar mais bem-estar no dia a dia.

Como correr sem problemas no joelho

A atividade em destaque é ótima para a saúde, mas também é importante tomar certos cuidados para evitar lesões e outros problemas físicos, principalmente nos joelhos. Além de serem muito acionadas na movimentação, essas articulações ajudam na estabilidade e absorvem boa parte do impacto.

Uma das maneiras de diminuir a incidência de problemas é não exagerar nos treinos. Seja por conta do ritmo seja por causa da mecânica de movimentação, os joelhos são uma das partes do corpo que mais trabalham próximas ao limite na corrida. Por isso, é importante ouvir o seu corpo e não forçá-lo.

Fazer exercícios de fortalecimento também é essencial. É fato que muitos corredores deixam esse aspecto de lado, mas uma musculatura forte ajuda a prevenir lesões. Por isso, procure trabalhar os músculos da região do quadril, o que ajuda na estabilidade da perna, além dos quadríceps e glúteos – o agachamento é ótimo para isso.

Outra maneira de proteger os seus joelhos é investir em exercícios funcionais. Como o nome sugere, eles trabalham as principais necessidades do corpo com relação à corrida, como agilidade, coordenação motora, mecânica e tempo de reação. Para isso, vale a pena procurar uma assessoria ou um treinador especializado.

Machuquei, e agora?

Se a dor aparecer em algum dos joelhos, a primeira recomendação é parar de correr. Continuar a prática pode agravar o quadro inicial e comprometer ainda mais a integridade da articulação. Nesse caso, procure um médico ortopedista.

Ele vai fazer uma avaliação do quadro, a fim de identificar a origem do problema e indicar os tratamentos mais eficazes. Para isso, ele pode precisar pedir exames de imagem, como radiografia e ressonância, para analisar o problema com mais precisão.

 

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em Belo Horizonte!

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Autor:

Dr. Marco Túlio
Joelho torto: saiba mais sobre issojoelho tortohttp://joelhobh.com.br/Entorse no joelho: Saiba como proceder logo após o problema

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