Condromalácia patelar: sintomas, causas e tratamentos

Condromalácia patelar: sintomas, causas e tratamentos

A condromalácia patelar é o nome dado a um desgaste que ocorre na região da cartilagem do joelho, mais especificamente na parte conhecida como patela (antiga rótula). Esse desgaste pode provocar uma inflamação e constantes dores no joelho, impedindo ou dificultando movimentos simples.

Os pacientes que possuem o problema podem sofrer tanto com dores constantes, quanto com crises de dores intercaladas, sem que essa sensação seja constante. A condromalácia patelar pode ser dividida em quatro níveis, de acordo com o desgaste causado na cartilagem do joelho. Crepitações (“rangidos”) são muito comuns.

Sintomas da condromalácia patelar

Ela é caracterizada, essencialmente, pela sensação de dor na região frontal do joelho. A dor é, em sua forma mais comum, infrequente e de intensidade moderada.

No entanto, o incômodo pode ainda ser agravado em algumas situações. Na maioria delas, a realização de movimentos repetitivos, como subida ou descida de escadas, ou mesmo movimentos que exijam esforço maior da região, como se ajoelhar, agachar ou saltar, fazendo assim com que a dor se intensifique.

É comum, também, que a dor causada se manifeste após alguns períodos de inatividade, quando o joelho permanece muito tempo na mesma posição. Assim, ao ficar por longos períodos em pé ou sentado, o paciente pode sofrer com crises de dores mais intensas provocadas pelo problema.

Causas

As causas do problema não são completamente conhecidas. Porém, algumas das causas mais comuns desse desgaste na cartilagem do joelho podem estar relacionadas com um desequilíbrio entre os vários músculos que movimentam o joelho, o excesso de peso corporal (obesidade) e a prática de atividades físicas e esportivas muito intensas e repetitivas, como saltos e corridas de longa distância, por exemplo.

Além disso, ela também é mais comum entre as mulheres, devido ao formato de seus joelhos, que possui um desvio conhecido como valgo, ocasionado pelo quadril mais largo. Esse desvio pode proporcionar um maior desgaste da cartilagem do joelho.

Tratamentos

A condromalácia patelar não possui cura completa. Isso faz com que o tratamento tenha como principais objetivos o alívio dos sintomas e menor desgaste da cartilagem do joelho. Dessa forma, o acompanhamento possibilita que o paciente sofra o mínimo possível com as dores.

A realização de fisioterapia, incluindo os exercícios, é um dos principais tratamentos. Ele proporciona o fortalecimento muscular e a melhora no alinhamento das patelas, o que pode amenizar o desgaste das cartilagens.

O uso de medicamentos também faz parte de um possível tratamento, de acordo com cada caso específico. Nesse caso, são utilizados analgésicos e anti-inflamatórios que irão aliviar as dores sentidas pelo paciente.

Embora não seja um consenso entre os especialistas, as cirurgias podem ser um recurso, em algumas situações. Especialmente nos casos em que a remoção de fragmentos da cartilagem danificada é recomendada.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter. Ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em Belo Horizonte!

Autor:

Dr. Marco Túlio
O que causa desgaste no joelho?desgaste do joelhoOsteotomiaOsteotomia do joelho: o que é e quando é indicada

CONTATO DR. MARCO TÚLIO




Atendimento:

Ortolife
Avenida do Contorno Nº 4747 Sala 901
Bairro: Funcionários
Telefone: (31) 3223-5080

D.A.L
Av. Pres. Antônio Carlos, 1694
Bairro:  Cachoeirinha
Telefone: (31) 3421-4666

Médico:

Dr. Marco Túlio Lopes
Ortopedista – CPM 23655

Desenvolvimento:

Formulário de Contato







    WhatsApp chat