6 cuidados no pós-operatório da cirurgia de joelho

6 cuidados no pós-operatório da cirurgia de joelho

Vamos abordar o cuidado necessário no pós operatório da cirurgia de joelho. O joelho é uma das articulações mais importantes do corpo, pois é responsável por nos fazer andar, correr e por manter o corpo em pé.

Por se tratar de uma articulação que está sempre em movimento, as chances de sofrer algum tipo de lesão são grandes. Em especial, hoje em dia, as lesões no joelho vêm se agravando e crescendo, pois, devido à busca por uma vida mais saudável, pessoas estão praticando exercício físico às vezes sem orientação ou de uma maneira exagerada que põem em risco a saúde dos joelhos e do corpo como um todo.

É preciso cuidar do corpo com carinho, dando devida atenção quando apresenta sinais de que está cansado, com dor, ou quando ele emite sinais diferentes do normal, como espasmos musculares, cãibras, etc.

No entanto, se você sofreu alguma lesão no joelho, teve que passar por uma cirurgia ou teve uma fratura, a sua recuperação será um tanto quanto longa e é preciso ter inúmeros cuidados para que o seu joelho possa se recuperar da melhor maneira.

Pensando nisso, elaborei esses 6 cuidados que você deve ter no pós-operatório da cirurgia no joelho. Acompanhe abaixo.

1. Repouso relativo

Essa é a primeira recomendação após uma cirurgia no joelho. Como o joelho está logado ao movimento, o primeiro cuidado que todo mundo deve ter é conhecer os limites permitidos para este movimento, que depende do tipo de cirurgia realizada. Na maioria das vezes é permitido movimentos suaves e o estímulo à contração da musculatura da coxa, principalmente o quadríceps, além da elevação da perna do lado operado.

2. Cuidado com as medicações

Quando o médico prescrever as medicações para tomar após a cirurgia do joelho, é imprescindível que você tire todas as dúvidas e que siga todas as recomendações, como horários e combinações de medicamentos. Exemplo: tomar analgésico junto com anti-inflamatório e depois de 1 hora tomar antibiótico, ou vice-versa. Isso é seu médico que vai orientar.

3. Não colocar sua saúde em risco

Durante o pós-operatório você não deve ingerir bebidas alcoólicas, dirigir sob efeito de medicação que causa sonolência, não fumar nem consumir outras drogas. Tudo que puder colocar a sua saúde em risco deve evitar fazer. Seja responsável.

4. Fique atento aos sinais que seu corpo emite

Durante uma pós-cirurgia é importante que você fique ligado aos sinais que seu corpo emite, como uma possível febre que pode ser sinal de infecção, assim como dor aguda, mesmo com efeito de medicação ou qualquer outro sintoma que você perceba que é fora do normal. Ao notar qualquer coisa, comunique ao médico imediatamente.

5. Fisioterapia

A fisioterapia muitas vezes é recomendada, porém  as pessoas tendem a largar no meio do tratamento ou, às vezes, nem inicia.

A fisioterapia é importantíssima para garantir o bem-estar e a recuperação dos movimentos pós-cirurgia, uma vez que esses movimentos ficaram parados durante esse período.

6. Observe a cicatriz e os pontos

A cicatriz e os pontos dizem muito sobre a sua recuperação, portanto, observe-os todos os dias. Quando a cicatriz insiste em ficar vermelha por mais dias do que o médico disse que ficaria, ou quando se forma pus fora dos pontos, é sinal de inflamação ou infecção.

Uma boa recuperação tende a fazer com que os pontos fiquem sequinhos e que a vermelhidão da cirurgia na cicatriz suma com o passar dos dias.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em Belo Horizonte!

Autor:

Dr. Marco Túlio
Osteotomia do joelho: o que é e quando é indicadaOsteotomiatendinopatia do tendãoTendinopatia (doença do tendão): o que é e como tratar

CONTATO DR. MARCO TÚLIO




Atendimento:

Ortolife
Avenida do Contorno Nº 4747 Sala 901
Bairro: Funcionários
Telefone: (31) 3223-5080

D.A.L
Av. Pres. Antônio Carlos, 1694
Bairro:  Cachoeirinha
Telefone: (31) 3421-4666

Médico:

Dr. Marco Túlio Lopes
Ortopedista – CPM 23655

Desenvolvimento:

Formulário de Contato







    WhatsApp chat