Bursite no joelho: sintomas, causas e tratamentos

Bursite no joelho: sintomas, causas e tratamentos

Você já deve ter ouvido falar sobre a bursite de ombros. Você sabia que existe a bursite no joelho, inclusive? Trata-se de uma inflamação que acomete uma das bolsas localizadas ao redor do joelho, a qual tem o objetivo de ajudar na movimentação dos tendões e músculos.

Apesar de ser um problema que pode causar muita dor e muito desconforto, a doença pode ser tratada quando é diagnosticada precocemente, trazendo mais alívio e qualidade de vida para o portador.

E, para você entender melhor a patologia, abaixo, vamos apresentar as causas e os tratamentos da doença.

Confira!

O que é bursite no joelho?

Esse tipo de bursite ocorre na parte medial da tíbia, provocando uma inflamação que pode se intensificar com o tempo. Conhecida também como pata de ganso, a doença afeta imediatamente o tendão, causando incômodo na locomoção do joelho.

A melhor solução para a patologia é a prevenção. Por isso, existem alguns exercícios que podem ajudar a minimizar os sintomas e trazer mais saúde para o corpo.

Quais são os sintomas?

Os sintomas da doença são variados, mas, geralmente, ela causa sensibilidade na região afetada, fazendo com que o local fique inchado. Além disso, pode ocasionar uma queimação nos joelhos e dores ao se realizarem alguns movimentos, como subir e descer escadas.

Esses sinais podem ser mais intensos dependendo do tipo de inflamação e da gravidade da bursite.

Quais são as causas?

Existem diversos fatores que podem causar a patologia, dentre os mais comuns, estão:

  • infecções provocadas por bactérias que se acomodam nos membros inferiores;
  • excesso de forças friccionais que acontecem durante um exercício físico mais pesado;
  • quedas ou golpes na região e que provocam lesões;
  • pressão nos joelhos;
  • aumento de peso e obesidade;
  • doenças reumáticas, como gota e artrite.

Além desses fatores, ficar muito tempo com os joelhos no chão, em superfícies duras, ou praticar alguma atividade que ocasione quedas sobre os membros inferiores também podem levar ao desenvolvimento da doença.

Como é feito o tratamento?

A bursite tem cura. A forma de tratá-la pode variar, conforme as condições do paciente. O repouso é fundamental, com aplicação de gelo. Porém, o médico também pode receitar o uso de anti-inflamatórios não esteroides, como ibuprofeno. Eles são muitos importantes para a redução do inchaço e da dor. Também é importante elevar o joelho e fazer a compressão com joelheira elástica.

A fisioterapia é outro tratamento essencial para a cura da bursite, pois esses exercícios trazem bons resultados, reduzindo o processo de inflamação e diminuindo a sobrecarga que acontece nas bolsas.

O médico ainda pode receitar antibióticos, caso a infecção seja mais extensa, além de injeção de corticoide. Aspiração é outro processo que pode ser bastante eficaz para remover o excesso de fluído que pode surgir no local.

Como evitar a doença?

Para evitar o problema, é bom fazer aquecimento e alongamento, especialmente antes e depois de atividades físicas. Isso faz com que a musculatura se estique e relaxe.

A bursite no joelho pode trazer muitas complicações e desconforto, mas, fazendo a prevenção e o tratamento indicado por um especialista, é possível obter a cura e voltar para a rotina normalmente.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em Belo Horizonte!

Autor:

Dr. Marco Túlio
Você já ouviu falar da doença de blount?doença de blountlesão do canto póstero-lateralLesão do canto póstero-lateral: diagnóstico e tratamento

CONTATO DR. MARCO TÚLIO




Atendimento:

Ortolife
Avenida do Contorno Nº 4747 Sala 901
Bairro: Funcionários
Telefone: (31) 3223-5080

D.A.L
Av. Pres. Antônio Carlos, 1694
Bairro:  Cachoeirinha
Telefone: (31) 3421-4666

Médico:

Dr. Marco Túlio Lopes
Ortopedista – CPM 23655

Desenvolvimento:

Formulário de Contato







    WhatsApp chat