Importância do alongamento para prevenir problemas no joelho

Importância do alongamento para prevenir problemas no joelho

As lesões no joelho, sem dúvida, são as mais temidas por atletas, tanto amadores como profissionais. Isso porque o joelho tem um papel de extrema importância na mobilidade e, quando lesionado, pode se recuperar lentamente, sendo necessário, às vezes, um longo período de afastamento das atividades esportivas. E, para evitar esse problema, uma prática simples, o alongamento, tem um papel fundamental.

Neste artigo, você vai saber como essa prática auxilia a reduzir as chances de lesões no joelho durante exercícios e as principais recomendações para sua realização. Confira!

O papel do alongamento

O papel dessa prática na prevenção de lesões é amplamente discutido na comunidade científica e, hoje, se sabe que ele é fundamental. O alongamento permite ganhar mais resistência, ativa a circulação e promove o distensionamento dos músculos. Isso ocorre porque, na prática, não são trabalhados apenas os músculos. Ao mesmo tempo, são estimulados a coordenação, o equilíbrio e a mobilidade da articulação. Ou seja, torna o corpo mais preparado para a realização de atividades físicas, em especial as de alto impacto.

Da mesma forma, o ato de alongar o joelho também é indicado, pois promove maior flexibilidade dos músculos da parte inferior do corpo e do quadril. Isso reduz o tensionamento muscular durante a prática da atividade, diminuindo, assim, as chances de ocorrerem lesões, incluindo as de joelho.

Recomendações para um bom alongamento

Apesar de a prática ser benéfica para o corpo como um todo, a realização dos alongamentos estáticos não é recomendada antes de praticar a atividade física. O cérebro produz uma resposta aos músculos, inibindo-os e deixando-os mais fracos por pelo menos 30 minutos.

Essa dica é de especial importância para os treinos de força, nos quais não se deve alongar antes ou entre as séries de repetições, pois, além de os músculos ficarem mais fracos, eles se tornam mais resistentes ao rompimento das fibras. Isso dificulta o ganho de massa muscular.

No entanto, isso não significa que não é preciso alongar antes da realização dos exercícios. Conforme visto, essa prática proporciona diversos benefícios. É necessário, portanto, mudar a estratégia e dar preferência aos alongamentos dinâmicos.

Um estudo realizado pela Universidade de Las Vegas, em 2015, investigou quais os impactos que os exercícios dinâmicos para alongar tinham em relação às lesões no joelho de um grupo de jogadores de futebol. Os resultados demonstraram que os problemas nos joelhos dos atletas adeptos dos exercícios dinâmicos diminuíram pela metade, comprovando a eficácia do método.

No entanto, para que eles sejam verdadeiramente eficazes, devem ser combinados com aquecimento, o que evita a diminuição dos níveis de glicogênio, causando menos fadiga

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como ortopedista em Belo Horizonte!

Autor:

Dr. Marco Túlio
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